Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 12 de junho de 2023

Park Way: Semana do Meio Ambiente com muitas agressões ambientais

Segunda, 12 de junho de 2023

Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna

Há momentos em que os moradores são obrigados até a se confrontar com o Poder Público, pois são esses que tomam iniciativas sem amparo legal e que dilapidam a rica natureza do Park Way, como esse testemunho fotográfico de um Lobo Guará caminhando pelas matas. “É preciso que todo o DF valorize a condição ambiental do Park Way. Desde o GDF, até moradores de outras regiões precisam entender a relevância das áreas preservadas em nossa região trazem benefícios a todos moradores do DF” – afirma presidente da ACPW.

Por Chico Sant’Anna

A Semana do Meio Ambiente findou e o Park Way, uma das regiões administrativas mais ricas em fauna e flora originais e que responde por 30% da água que chega ao Paranoá, passou em branco. Nem mesmo uma única muda de árvore do Cerrado foi plantada pelo poder público. Só quem apareceu mesmo foi um lindo Lobo Guará, que se ambientou nas imediações da Lagoa do Cedro. A falta de iniciativa das autoridades do GDF, em especial da Administração Regional, que está com a sua Comissão de Meio Ambiente (Comdema) sem se reunir desde a primeira posse de Ibaneis Rocha (MDB), em 2019, demonstra o descuido do GDF para com o bairro e sua natureza. No Park Way, a preservação ambiental e a defesa contra ameaça de ocupações irregulares está muito mais nas mãos de seus moradores e associações, do que na ação preventiva e ostensiva das autoridades.

Há momentos em que os moradores são obrigados até a se confrontar com o Poder Público, pois são esses que tomam iniciativas sem amparo legal e que dilapidam a natureza. Prova recente disso, foi a ação civil pública pela qual moradores da Quadra 1 do bairro tiveram que brecar na justiça que a própria Administração Regional transformasse uma área verde em estacionamento. Num Park Way onde falta recursos para recapeamento das vias, melhorias nas redes de energia, edificação de passeios públicos, conclusão das ciclovias, preservação ambiental, sobra para asfaltar um estacionamento irregular – e com apoio de maquinário do Departamento de Estradas de Rodagens – DER. Segundo moradores, a obra visa atender uma cervejaria próxima e contaria com o beneplácito do distrital Hermeto (MDB). Na ação impetrada na justiça, vídeo do perfil do parlamentar – que indicou o administrador do Park Way -, informa que o distrital está se esforçando para angariar fundos necessários à execução de um estacionamento para 180 veículos. Não foi informado o valor do empreendimento.