Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 18 de junho de 2023

Rádio: Nova Brasil FM ganha um toque candango

Domingo, 18 de junho de 2023
Do Setor de Rádio e TV Sul, todas as manhãs, Diego Amorim e Hariane Bittencourt comandam o Jornal Nova Brasil Brasília.

Do blog
Chico Sant'Anna e a InfoCom

Apesar de a Constituição Federal determinar a obrigatoriedade da regionalização da produção de conteúdos jornalísticos, são poucas as redes nacionais de radiodifusão que cumprem à norma. Na maioria dos casos, essas redes geram seus conteúdos padronizados para todo o Brasil, a partir de uma cabeça de rede, no Rio de Janeiro ou São Paulo. Dessa forma, na Amazônia sabe-se mais sobre as águas do Rio Tietê do que do Rio Negro.

Por Chico Sant'Anna
Vários teóricos da comunicação não se cansam de colocar que a saída para uma boa rede nacional ou mesmo internacional de informação é priorizar o local. E esse parece ser agora o caminho a ser trilhado pela Nova Brasil FM.

A rede nasceu, em 2.000, dos escombros da Rede Manchete FM, cujas emissoras foram adquiridas pelo ex-governador de São Paulo, Orestes Quércia, já falecido. As cinco emissoras da Manchete, inclusive a de Brasília, estavam na ocasião arrendadas à Igreja Renascer em Cristo.

Com os novos proprietários, a programação deixou a pregação de lado e passou a focar fortemente a MPB, samba e outros grandes ritmos da música nacional. O jornalismo nunca foi uma marca registrada, apenas algumas notas informativas, muitas vezes desatualizadas e, ainda assim, com um viés paulistano, já que a chamada cabeça de rede sempre foi em São Paulo.

Agora, o ventos parecem estar mudando. O slogan Nova Brasil FM: mais moderna, mais brasileira, ganha um novo adjetivo: mais brasiliense. A iniciativa, além de propiciar ao ouvinte brasiliense informações sobre fatos mais próximos de sí mesmo, é importante para revitalizar o combalido mercado de trabalho de jornalistas e comunicadores da Capital Federal.