Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 24 de junho de 2023

Seminário coloca em foco práticas pedagógicas para proteção de pessoas LGBTQIA+ nas escolas

Sábado, 24 de junho de 2023
Deputado Fábio Félix (PSOL) / Foto: Renan Lisboa (estagiário)/Agência CLDF

Da Agência CLDF
Denise Caputo —24/06/2023

No mês do Orgulho LGBTQIA+, a Câmara Legislativa do Distrito Federal realiza, na próxima segunda-feira (26), a quarta edição do Seminário LGBTQIA+. Desta vez, o tema é “Escola de todas as cores: acolher as diversidades, respeitar as diferenças”. O evento acontece no auditório da Casa, com programação a partir das 14h30. As inscrições seguem abertas, gratuitamente, aqui.

Iniciativa do deputado Fábio Felix (PSOL), que preside a Comissão de Direitos Humanos, o seminário tem como objetivo discutir os melhores caminhos e práticas pedagógicas para garantir a inclusão e a proteção de crianças e adolescentes LGBTQIA+ no ambiente escolar.

“A violência e o bullying na escola são graves motivos que levam à evasão escolar de pessoas LGBTQIA+. A escola tem uma importância fundamental na vida de todos, é o primeiro espaço de socialização, construção de vínculos e fortalecimento da nossa identidade. Por isso, não pode ser um local que reproduz e é conivente com a violência LGBTFóbica”, aponta Felix.“É urgente debater a escola enquanto um espaço de acolhimento, respeito às diversidades e proteção aos direitos humanos”, defende.

A programação do seminário inclui uma mesa de debate com o tema “Uma Educação cidadã e protetora para todas”, com a participação do pedagogo e coordenador do Instituto Brasileiro de Transmasculinidade (Ibrat/DF), Kaleb Giulia; do educador e escritor Pedro Ivo; da professora e doutoranda em Educação pela UnB, Ellen Cintra, e do estudante secundarista e militante do Coletivo Juntos!, Andrey Nascimento.

A segunda mesa vai colocar em discussão “a invenção da ‘ideologia de gênero’ e o cerceamento das identidades dissidentes”. Os palestrantes são: Camila Galetti, socióloga e ativista do Coletivo Juntas!; Vinicius Mota, psicólogo; Keka Bagno, assistente social e mestra em Políticas Públicas, e Cristiano Lucas, pedagogo e doutorando em Educação pela UnB.

Serviço

Seminário LGBTQIA+ - Escola de todas as cores: acolher as diversidades, respeitar as diferenças
Onde: plenário da CLDF
Quando: segunda-feira (26/6), às 14h30

Programação

14h30 – Abertura
16h30 – Mesa 1: Uma Educação cidadã e protetora para todas
18h30 – Mesa 2: A invenção da “ideologia de gênero” e o cerceamento das identidades dissidentes

Denise Caputo - Agência CLDF

====================