Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Nesta quinta (13/12) reunião do Movimento em Defesa de Brasília

Terça, 11 de dezembro de 2012

REUNIÃO DO MOVIMENTO EM DEFESA DE BRASÍLIA
DIA: 13 de dezembro, quinta-feira
LOCAL: Senado Federal, Anexo II , Plenário 19 - Ala Alexandre Costa
HORA: 18h30 às 21h30

O Movimento em Defesa de Brasília, reúne mais de 15 entidades do Distrito Federal,  há mais de um mês,  para lutar em conjunto pela preservação de Brasília Patrimônio Cultural da Humanidade, pela sustentabilidade e qualidade de vida no DF. O Movimento ficou conhecido nacionalmente no Velório do Arquiteto Oscar Niemeyer, quando protestou contra a descaracterização das concepções urbanísticas e arquitetônicas da cidade, ameaçada por ações do atual governador de Brasília. No velório, levamos cartazes e entramos no palácio do Planalto cantando a música : "Peixe-vivo". 

O movimento foi criado porque entendemos que, se as entidades continuarem a trabalhar de forma isolada por suas bandeiras em defesa da cidade, terão menos força para conter as ações que degradam Brasília. O movimento é pluripartidário. E um dos integrantes é o Movimento Urbanistas por Brasília que agrega mais de cem arquitetos e urbanistas da cidade que lutam pela preservação das concepções urbanísticas do Plano Piloto de Lúcio Costa e preservação das obras de Oscar Niemeyer.

Atualmente, nossas prioridades de ação são: 

1- Agir contra a aprovação do PPCUB - Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília, que não atende às recomendações da UNESCO para Brasília, propostas pela missão que visitou a cidade em Março próximo passado.

2- Agir contra a aprovação da LUOS - lei de uso e Ocupação do Solo do DF, que também não está sendo realizado com ampla participação da comunidade brasiliense.

3 - Agir contra a PPP dos Resíduos Sólidos pois, entendemos que a gestão dos resíduos sólidos no DF deve ser planejada de forma democrática, com a participação da sociedade, de acordo com a Lei Nacional de Resíduos Sólidos. 

4- Agir contra o oligopólio na concessão de ônibus; e propor soluções sustentáveis para a mobilidade urbana e transporte público do DF. 

5- Lutar para que o Governo do Distrito Federal atenda às 38 recomendações da Missão da UNESCo, aprovadas pelo Comitê do Patrimônio Mundial, a fim de que Brasília não venha a integrar a Lista do patrimônio Cultural da Humanidade em Perigo. 

Para tanto, preparamos ações judiciais; organizamos diversas manifestações como a que foi realizada no velório do arquiteto Oscar Niemeyer e chamou a atenção nacional para as propostas do atual governo que descaracterizam a cidade; faremos campanhas nas redes sociais e escolas para a preservação de Brasília; além de intervir junto aos parlamentares do DF no Congresso Nacional para que fiquem atentos às questões acima citadas e ajam em favor da cidade.

Nossas reuniões tem sido realizadas a cada 15 dias.

Contato: leilianerebdf@gmail.com

Fonte: Blog da Leili