Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Manifestantes iniciam concentração para passeata no centro do Rio

Segunda, 12 de agosto de 2013
Vladimir Platonow, repórter da Agência Brasil
Dezenas de manifestantes estão concentrados na praça atrás da Igreja da Candelária para uma passeata pelas ruas centrais do Rio. A rota provável da manifestação, segundo os organizadores, é seguir pela Avenida Rio Branco, até a Câmara Municipal, e depois continuar até o Tribunal de Justiça (TJ) e a Assembleia Legislativa do Estado (Alerj). O protesto foi divulgado pelo grupo Anonymous por meio das redes sociais e tem a participação de integrantes do grupo Black Blocs.

Por último, os manifestantes pretendem retornar até a Câmara, onde devem se juntar às pessoas que protestam contra a composição da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Ônibus, que elegeu para a presidência da comissão o vereador Chiquinho Brazão (PMDB), em vez do vereador Eliomar Coelho (Psol), propositor da comissão. Pela tradição parlamentar, o cargo deveria ter sido ocupado pelo autor da proposta. Em frente ao prédio do Legislativo municipal foi montado um acampamento em apoio aos manifestantes que prosseguem ocupando o plenário da Câmara desde a última sexta-feira (9).

A Polícia Militar deslocou um efetivo reforçado para acompanhar a manifestação. Os policiais chegaram em seis micro-ônibus e dez viaturas, mas se limitam a observar a concentração de manifestantes.