Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Deputado Izalci Lucas não é mais presidente do PSDB-DF, diz TSE

Terça, 6 de fevereiro de 2018


Por falta de indicação do partido ao TSE, a partir de segunda-feira (5/2), Izalci Lucas não consta mais como chefe da executiva local

Por Caio Barbieri e Isadora TeixeIra - Metrópoles
e Portal ContextoExato

Por falta de indicação ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o PSDB-DF está sem presidente. Desde 2014, o deputado federal Izalci Lucas estava à frente da presidência do PSDB-DF, mas a decisão que o mantinha no PSDB acabou no domingo (4/2).

A partir desta segunda-feira (5), portanto, o diretório regional da sigla está sem um chefe.

Ao Metrópoles, o deputado federal disse que acredita ter ocorrido um atraso na atualização do site. Segundo ele, a renovação da executiva foi realizada na sexta-feira (2). “Foi feito naquele dia exatamente porque venceria no domingo. Hoje teria que fazer pagamento e tinha que estar atualizado”, completou. 
O prazo para a renovação da diretoria regional provisória encerrou no domingo (4/2) e não houve renovação, segundo o TSE.

Críticas Izalci Lucas aproveitou para atacar o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB), ao afirmar que os rumores da saída dele da Executiva regional foram arquitetados pelo socialista. “O Rodrigo tem que cuidar do partido dele. Daqui a pouco ele perde o PSB, que é o único que está ao lado dele”, disparou. 

O PSDB-DF está rachado ao meio: de um lado, se concentram o deputado federal e aliados e, do outro, estão simpatizantes de Rollemberg, como a ex-governadora Maria de Lourdes Abadia e o ex-presidente da sigla Márcio Machado. Enquanto Izalci tece aliança com partidos da direita, como o PTB, o DEM, o MDB e o PR, o grupo oposicionista quer estar ao lado do governador, já declarado pré-candidato à reeleição.

O parlamentar também é alvo de ataques de correligionários. Abadia, por exemplo, critica a falta de votações para escolha da diretoria. “Quando ele [Izalci] teve a oportunidade de fazer, não quis. O senador Tasso [Jereissati, ex-presidente nacional do PSDB] mandou a planilha para realização das convenções municipais e regionais. Todo o Brasil teve eleição, menos Brasília. A gente está aguardando o Geraldo Alckmin [atual chefe da legenda] decidir o que será feito”, apontou.