Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 19 de novembro de 2018

BOLSONARO, DEPOIS DE 20 DIAS DE INDECISÃO, CONFUSÃO, CONTRADIÇÃO, VAI GOVERNAR COM UMA EQUIPE REACIONÁRIA, INCOMPETENTE, SEM UNIDADE, RESPONSABILIDADE, CREDIBILIDADE

Segunda, 19 de novembro de 2018
Por
Helio Fernandes

Desde o primeiro dia depois de eleito, acumulou erros, equívocos, fracassos. Começou de forma inacreditável, entregando uma parte enorme da administração ao economista e ex-banqueiro fracassado, Paulo Guedes.  4 ministérios, a presidência do BNDES, controle do orçamento, fiscalização do caixa da União. Ele não tem cacife ou gabarito, para 10 por cento do que lhe entregaram.

A seguir, a retumbante convocação do magistrado, que garantiu durante a campanha e da coordenação espúria com Bolsonaro: "Não abandonarei a magistratura, não farei carreira política". Com uma semana de eleito, preocupado com a própria sucessão, Bolsonaro trouxe Moro para o seu lado, como segundo homem da República, e visivelmente na eventualidade de substituí-lo na presidência. Isso ficou rigorosamente claro.
Na campanha, Bolsonaro foi incisivo: "Não gosto de reeleição, não disputarei o segundo mandato". Agora mudou de ideia, constitucionalmente pode completar (?) 4 anos e mais 4. Mas numa situação adversa pode contar com Moro, como ele confirmou na entrevista coletiva de 1 hora e 45 minutos. Mas como é um mistificador confesso, deu entrevista ao Fantástico e garantiu: "Não serei candidato a presidente, nem farei carreira política".

Se ele não quer fazer carreira política nem ser presidenciável, por que trocou Curitiba por Brasília, e assumiu 2 ministérios? O da Justiça, rotineiro, nenhuma importância. Mas com o ministério da Segurança Publica, assumiu dois compromissos realmente fundamentais para a comunidade da antiga "Cidade Maravilhosa", hoje dominada pelos traficantes, milicianos,  comando  vermelho.

Moro garantiu que destruirá o crime organizado e acabará com a corrupção. Poucos acreditam. Mas se conseguir cumprir o prometido, pode ter esquecido o relacionamento criminoso com Bolsonaro, pelo qual responde a uma investigação perante o CNJ.

Enquanto isso fica na duvida se acontecerá, Bolsonaro insiste nos desacertos provados e comprovados. O ultimo: a escolha do ultra reacionário embaixador Ernesto Araujo, registra um fato inédito: é embaixador, mas jamais ocupou posto no exterior. E assim que foi indicado, despejou publicamente, um festival de besteiras, deveria logo ser desconvidado.

Primeira afirmação que deveria provocar vergonha: "Meu ídolo é o presidente Trump".

A segunda, ainda mais grave: "Trump é mais importante para o desenvolvimento do mundo, do que o próprio Churchill".

A indicação de Joaquim Levy para a presidência do BNDES, provocou um encontro de 3 horas entre Paulo Guedes e Bolsonaro. Levy não para em cargo algum. Diretor do Bradesco, secretario da fazenda do governador Sergio Cabral, (já enriquecido vastamente como deputado estadual)
ministro da Fazenda fugaz e tumultuado de Dona Dilma. Demitido, conseguiu um cargo cobiçadíssimo no Banco Mundial, nos EUA.

Convidado, deixou logo os EUA, quanto tempo ficará? Depois da conversa prolongada com o medíocre Paulo Guedes, o presidente eleito aceitou a indicação, mas fez a imposição: "Você será o responsável pela atuação do Joaquim Levy".

O Brasil não acerta com Joaquim, esse representa a segunda decepção. Com essa equipe desalinhada, desarvorada, desencaminhada, sem convicção ou credencial, Bolsonaro terá que fazer uma reforma ministerial, com a maior urgência possível. A não ser que antes da posse, desconvide alguns convidados.

PS- Não acredito, mas é tido como certo. Maitê Proença preencheria, perdão, esvaziaria, o ministério do Meio Ambiente.

PS2- Sua grande credencial: foi casada com Paulo Marinho, negocista que finge de empresário.

O PRESIDENTE CORRUPTO E USURPADOR, FALOU QUATRO MINUTOS SOBRE OS 129 ANOS DA REPÚBLICA
 
Utilizou uma cadeia, que palavra, de radio e televisão, mas só teve como personagem, ele mesmo. Exaltou a importância da democracia, e a consagração do sistema político com os residentes eleitos. Não citou Bolsonaro, mas queria bajulá-lo. Com isso pretendia esquecer o seu próprio exemplo, e a forma como chegou ao Planalto.

Fui o primeiro a revelar que Bolsonaro queria "salvar a liberdade de Temer", enviando-o para um cargo de embaixador. Encontrou e continua encontrando muitas dificuldades, mas não desistiu da ideia. Agora, é o próprio Temer que enfrenta problemas. Tem que sancionar ou vetar, o aumento odioso dos ministros do STF, teto para os ocupantes de cargos públicos.

O prazo para a sua decisão era de 10 dias, terminaria dia 20. Sem saber o que fazer, prorrogou o limite para o dia 28. Não pode desagradar o presidente eleito. Nem revoltar os avaros magistrados. 

BOLSONARO E MAIS MÉDICOS: INCONCIENTE, INCOERENTE, IMPRUDENTE

O presidente eleito é tão reacionário, arrogante e prepotente, que se esperava alguma coisa do gênero. Atingir Cuba para agradar Trump, era o que se sussurrava. Mas ninguém imaginava que fosse prejudicar populações imensas, executando o "menos médicos", alegando que os profissionais estavam sendo injustiçados. Ouvir um personagem de extrema direita e sem respeito por ninguém, falar em justiça, é piada ou desfaçatez. E também ignorância. 

Cuba tem representantes credenciados, não apenas na medicina, mas também no esporte. E sempre com a mesma autoridade e com a obrigação da reciprocidade. Antes de ser ditador, Chaves foi eleito presidente. 
Fez o primeiro contrato de "mais médicos" com Cuba. Recebeu 10 mil médicos, "pagou" com o que tinha sobrando, e o que Cuba mais precisava: petróleo. Os médicos não recebiam a não ser casa e comida. Não entrava dinheiro.

Quando Chaves ficou doente pela primeira vez, preferiu ir se tratar em Havana, longe de Caracas. Ficou bom, fez outro contrato de 20 mil médicos. 3 anos depois, em estado grave, foi morrer em Cuba.

O governo Fidel recebia dinheiro do exterior, enviado por profissionais do esporte, futebol americano, (NLF, o mais rico e popular dos EUA), e vôlei, com jogadores no Brasil, Itália, Rússia, Turquia. Os mais ricos, ganhavam fortunas, não mandavam nada para Cuba.

Trabalhavam o ano todo nos EUA, passavam as férias em casa, em Cuba. Ameaçados de perderem a cidadania, não poderem voltar, fizeram um acordo que dura até hoje; devolvem 25% do que recebem, um bom acerto para todos.

Bolsonaro, com uma só rajada de incompetência, prejudicou a todos, principalmente os brasileiros. E os médicos, que não foram trabalhar no interior, pagavam misérias. Era e é um direito deles. Agora, o presidente corrupto e usurpador, cumprindo ordens do presidente eleito, prepara contrato para substituir os cubanos, populações estão assustadas.
 
Bolsonaro mandou fazer CONVOCAÇÃO e não CONTRATAÇÃO. 

Quem recusar será perseguido. Nisso o presidente eleito é insubstituível e insuperável. Enquanto isso, populações inteiras, completamente abandonadas, aguardam. Isso é o reinado de Bolsonaro, que se imaginava que começaria em janeiro de 2019.

PS- Bobagem. Tudo teve início com a conspiração judiciária, plantada e solidificada pelo acordo Bolsonaro-Moro.

PS2- Perdão, Moro-Bolsonaro.

SURGE NO HORIZONTE, O NOME DO PRIMEIRO EMBAIXADOR DE BOLSONARO

Publiquei com exclusividade, que o presidente eleito estava disposto a nomear embaixador, o presidente corrupto e usurpador. Era o fato, e acrescentei: "As dificuldades são muito grandes, aqui e no exterior, ninguém quer recebê-lo". Agora, até o dia 28, obstáculo que o próprio presidente corrupto e usurpador tem que ultrapassar sozinho. VETAR ou SANCIONAR o aumento teto dos salários dos 11 ministros do STF.

Se sancionar, agrada os magistrados de todas as instancias que irão julgá-lo a partir de janeiro. Mas desagrada o presidente eleito. Este só fica satisfeito com o VETO. Existe uma terceira posição, a da omissão covarde. Não sanciona nem veta, entra em vigor em janeiro, automaticamente.

Um embaixador praticamente garantido: general Sergio Etchegoyen. Atual chefe do GSI, (gabinete de segurança institucional, antiga Casa Militar). Está conseguindo o que o chefe pretendia, como "salvação da liberdade".

OS SALÁRIOS DE BOLSONARO, A PARTIR DE JANEIRO 

O colunista Lauro Jardim publicou com exclusividade: assim que assumir, em janeiro, passa a receber, mensalmente, 60 mil reais. Juntando o salário presidencial e a aposentadoria da Câmara, quase 30 mil reais por 8 mandatos inúteis.

O colunista informa que não incluiu o que recebe do Exercito, como capitão na reserva, pouco tempo na ativa. Perguntou a Bolsonaro quanto recebia, ele não quis informar.

PS-O Exército deposita todo mês na sua conta bancaria, 8 mil, 670 reais. REAJUSTÁVEIS, periodicamente.

GRAVAÇÃO ASSUSTADORA

A Policia Federal documentou uma conversa telefônica, entre um senador e um ministro do Supremo Tribunal Federal. A preocupação é total, procuram uma solução, antes que viralize. Mas o ZAP está publicando. O fato surgiu a menos de 2 horas.

EXISTEM COISAS TÃO INEXPLICÁVEIS QUANTO 
A ELEIÇÃO DO BOLSONARO

Apenas um exemplo; o submarino da Argentina, desapareceu em 15 de novembro de 2017. Depois de buscas colossais, foi encontrado em 15 de novembro deste 2018
---------------
Fonte: Blog Oficial do Jornal da Tribuna da Imprensa.
Matéria pode ser reproduzida com citação do autor.