Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 20 de novembro de 2018

Câmara + barata? O Sindical também quer! Temos uma proposa para reforma administrativa da estrutura da CLDF

Terça, 20 de novembro de 2018
Do Sindical

O Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo e do Tribunal de Contas do Distrito Federal (Sindical) quer ser parte da solução, não do problema.

Você sabia que a verba de gabinete dos parlamentares é maior do que o projeto “Câmara Mais Barata”?

Existem, hoje, 130 cargos da área administrativa da Casa ocupados por servidores de livre provimento. Estudo feito pelo Sindical demonstra que se todos esses cargos fossem ocupados por servidores efetivos poderíamos gerar uma economia de aproximadamente R$ 50 milhões por legislatura.

O Sindical propõe, além da ocupação de 100% dos cargos da estrutura administrativa por servidores da carreira, a transformação de CL's em FC's e a redução, em média, pela metade dos valores. Isso pode gerar uma economia de mais de R$ 74 milhões.
A proposta do Sindical é profissionalizar a CLDF de acordo com o princípio constitucional da eficiência garantindo a continuidade dos serviços públicos.

A razão é muito simples: os trabalhos técnicos da àrea técnica da CLDF devem ser realizados por técnicos concursados da CLDF. Simples assim.

Esta proposta não retira sequer um cargo da Câmara Legislativa, ou seja, os deputados continuam a ter a mesma quantidade de cargos. Qualquer proposta que reduza também quantidade de cargos, significaria uma economia ainda maior aos cofres públicos.

O primeiro ponto já foi falado: profissionalizar a CLDF e viabilizar uma mudança na lógica dos trabalhos desempenhados pelos servidores.

Em segundo lugar, e especialmente, por que a área técnica deve ser blindada de conchavos, conspirações e disputas políticas que prejudicam sobremaneira o desenvolvimento dos trabalhos na Casa.

Terceiro, por que ambiente impregnado de disputas por cargos e poder dentro da área técnica da Câmara é uma questão altamente prejudicial da saúde do trabalhador.

Os trabalhadores da CLDF, a despeito de sua remuneração, têm demonstrado altos níveis de desmotivação e frustração, quase sempre em razão de chefias despreparadas mormente, incapazes de aproveitar o potencial laboral dos servidores e muito mais preocupadas em manter seus precários cargos do que em atingir os objetivos institucionais da unidade a que pertencem. 

[Clique na imagem abaixo para melhor visualizá-la]