Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

O Rei da Savana precisa de nossa ajuda

Quarta, 21 de novembro de 2018
Da Avaaz.Org

Queridos amigos e amigas,

A nova atividade de caçadores é arrancar cabeças e patas de leões para vendê-los no mercado clandestino — o majestoso rei da savana já está em risco e isso poderia levá-lo à beira da extinção.

E não são só os leões. Estamos dizimando, um a um, os maravilhosos animais selvagens: nos últimos 50 anos já matamos quase DOIS TERÇOS da população animal!

Mas temos uma solução. Cientistas afirmam que se protegermos metade do nosso planeta a partir de agora, os ecossistemas irão se recuperar e regenerar naturalmente — dando à natureza a chance de prosperar. O problema é que a vida selvagem está sendo ignorada. Mas os governantes ouvem o povo, então é a nossa missão fazer com que considerem esse plano emergencial de recuperação.

A equipe da Avaaz entregará nosso apelo a funcionários de alto escalão de diversos governos esta semana para pedir apoio a este plano. Adicione seu nome à campanha global pela natureza e vamos lutar pelo futuro de todas as espécies: 


É terrível: a humanidade está atacando a árvore da vida com uma motosserra. Caça ilegal, destruição dos habitats naturais, mudanças climáticas -- estamos levando nosso planeta ao limite, e a vida humana junto. A chefe para a biodiversidade da ONU afirmou que poderemos nos tornar a primeira espécie a documentar a própria extinção! Não conseguiremos vencer de forma isolada -- é necessário transformar nossa relação com a natureza antes que o inteiro sistema colapse.

A boa notícia é que estamos no momento ideal para aprovar esse plano elaborado por especialistas: reservar metade do planeta Terra  para a natureza e gerenciar a outra metade de forma sustentável para atender às necessidades humanas -- e restaurar a harmonia com o planeta. Mas nossos governantes precisam saber que esse projeto tem apoio popular.

Então é nosso dever tornar esse plano conhecido! Os governos só aceitaram o pacto de 100% de energia limpa depois de anos de campanha incessante até que se tornasse impossível de ser ignorado.

Vamos fazer o mesmo pela natureza! Adicione seu nome agora: nossa equipe se encontrará com representantes de alto escalão essa semana -- vamos garantir que os animais favoritos dos nossos filhos sobrevivam e não se tornem apenas lembranças de um passado recente. 


Nosso movimento fez campanhas para criar imensas reservas marinhas e contra esquemas de caça ilegal de elefantes e rinocerontes. Estivemos presentes na Amazônia, no Bornéu, em Galápagos para a defesa das plantas e animais que compartilham o planeta conosco. Agora é o momento de usar essas vitórias como inspiração e conseguir um acordo global visionário, que proteja toda a árvore da vida… antes que seja tarde demais.

Com esperança e determinação,

Risalat, Danny, Alice, Rosa, Diego e toda a equipe da Avaaz

MAIS INFORMAÇÕES:
WWF: Humanidade eliminou 60% da população animal desde 1970 (Revista Veja)

Caça aos leões: a nova ameaça brutal na África (The Guardian) (em inglês)

Humanidade poderá ser extinta em 30 anos, diz Stephen Hawking (O Globo) 

A vida na Terra está sob ataque - mas ainda há esperança (National Geographic) (em inglês)

Poderíamos separar metade da Terra para a natureza? (The Guardian) (em inglês)