Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

O Sistema é Bruto: Bilionários pelo Mundo Ficam 20% Mais Ricos em 2017

Quarta, 21 de novembro de 2018
Da Agência Pulsar Brasil

BILIONÁRIOS PELO MUNDO FICAM 20% MAIS RICOS EM 2017



Imagem EBC

No Brasil, 42 bilionários também tiveram aumento de suas fortunas na comparação com 2016, quando acumulavam mais de 173 bilhões de dólares e passaram a quase 177 bilhões no ano passado.Os chamados super-ricos do planeta, que correspondem a duas mil 158 pessoas, aumentaram suas fortunas em quase 20 por cento em 2017, ano em que acumularam um montante calculado em quase nove trilhões de dólares – algo como quatro bilhões de dólares cada uma. Os dados, que fazem parte do levantamento UBS Billionaires Report 2018 divulgado pelo banco suíço UBS e pela consultora PwC, mostram que a soma dessas fortunas são superiores, inclusive, ao Produto Interno Bruto (PIB) de alguns países, entre eles, Espanha e Austrália, que no mesmo ano registraram cerca de um trilhão de dólares.
O comentarista internacional Flávio Aguiar ressalta que entre 179 novos super-ricos, registrados pelo relatório, 44 passaram a ter este status por meio de herança.
O analista ressalta ainda a desigualdade em termos de distribuição regional, afirmando que “nenhum desses bilionários pertencem à África chamada subsaariana, uma das regiões em que sabidamente mais há pobres no mundo”. Os Estados Unidos são o país que historicamente concentra o maior número de bilionários, mas, segundo Aguiar, é a China que tem expandindo este número. (pulsar/rba)