Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 20 de novembro de 2018

Operação Diagnose: Ministério Público fiscaliza UPAs; menos a UPA do Gama, pois esta NÃO EXISTE

Terça, 20 de novembro de 2018
"UPA" Gama em 11/10/2018 à tarde. Foto e vídeo do gamalivre.com.br

☝☝☝☝☝Comentário do Gama Livre: Quero ver é fiscalizar a "UPA" acima, a do Gama, nas três áreas a serem observadas nas outras UPAs do DF, quais sejam:  recursos humanos, estrutura física e medicamentos. Na "UPA" mostrada na foto e vídeo acima, há zero de recursos humanos, zero de medicamento e quase zero de estrutura física, se é que se pode considerar como estrutura física esses "pitoquinhos" no terreno em que deveria existir há muito tempo a tão necessária UPA do Gama.


==========
A seguir, matéria postada hoje (20/11) no site do MPDFT 


Operação Diagnose: Ministério Público fiscaliza UPAs


Os titulares das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde (Prosus) e Regional de Defesa dos Direitos Difusos (Proreg) estão nas ruas na manhã desta terça-feira, 20 de novembro, para fiscalizar as seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) localizadas em Ceilândia, Núcleo Bandeirante, Recanto das Emas, Samambaia, São Sebastião e Sobradinho. A rotina de fiscalização das unidades de saúde está no plano estratégico do Ministério Público e será feita periodicamente.
O objetivo da ação, batizada de Operação Diagnose, é fiscalizar as políticas públicas de saúde. O foco será em três áreas: recursos humanos, estrutura física e medicamentos. Os promotores de Justiça vão verificar se os profissionais estão cumprindo a jornada de trabalho estabelecida, como estão as condições dos prédios e equipamentos e o abastecimento de medicação das farmácias.
Um check list foi elaborado para que todos os promotores de Justiça possam utilizar o mesmo parâmetro para inspecionar as unidades. Após a operação, será elaborado relatório para ser entregue à Secretaria de Saúde. Se necessário, recomendações serão expedidas e ações ajuizadas.
UPA
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) é a porta de entrada do cidadão na rede pública de saúde para os casos de baixa complexidade (sem risco de morte). Estabiliza os pacientes e realiza a investigação diagnóstica inicial para definir a necessidade ou não de encaminhamento a serviços hospitalares de maior complexidade.