Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 12 de janeiro de 2019

Helio Fernandes completou ontem (11/1) 98 anos ainda na luta pela democracia

Sábado, 12 de janeiro de 2019
Por
Gilberto de Souza - Tribuna da Imprensa Sindical

O jornalista Helio Fernandes completou 98 anos. Parte indelével da História do Jornalismo brasileiro, editor do diário Tribuna da Imprensa — fundado em 1949 pelo então jornalista Carlos Lacerda, Helio Fernandes liderou a publicação até seu encerramento na versão impressa, em 2008.

Ao lado da filha Isabella e do neto Felipe, o jornalista Helio Fernandes assoprou as velinhas de seus 98 anos.
Com mais de 80 anos de militância na imprensa, alguns passados nos porões da ditadura militar, ele continua na lida, em artigos, comentários e editoriais publicados em seu blog. Neste sábado, agradeceu ao carinho dos amigos.

Agradecimento pelos 98 anos publicado no perfil do Facebook:

Não dá para responder individualmente, a solidariedade chegou numa quantidade impressionante. Muitos iam relembrando fatos dos meus mais de 80 anos de jornalismo.

Me impressionou especialmente, a lembrança de um artigo que escrevi em 1946, na revista O Cruzeiro.Ha 73 anos (eu tinha 25), sobre Sagarana. Fui o primeiro a escrever sobre Guimarães Rosa. Ele não me conhecia, teve a delicadeza de me mandar um livro autografado.

Cada parabéns que recebo, tem a mesma importância. Também gostei da minha foto, (tirada pela Ana Carolina) apagando a vela do bolo, nas mãos da Isabella. E meu neto Felipe Fernandes, assistindo.

Reconheço: é tudo emocionante.

===============

Destemido e incansável catedrático do jornalismo brasileiro, parabéns

DANIEL MAZOLA - Tribuna da Imprensa Sindical

Com mais de 80 anos de atividade profissional, o jornalista Helio Fernandes completou ontem, 11 de janeiro, 98 anos de vida! É um privilégio acompanhar as lúcidas análises políticas dessa extraordinária legenda do jornalismo crítico, parabéns amigo!

Helio Fernandes e Daniel Mazola, durante a festa de 100 anos da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) no Teatro Municipal do Rio de Janeiro em 2008.
Eis um brasileiro de verdade, um monumento à liberdade de imprensa que ontem completou 98 anos. Como sabemos, fãs de carteirinha, estou falando do decano do jornalismo brasileiro, Helio Fernandes, crônica viva dos últimos oitenta anos de História.

Helio Fernandes é parte de uma geração de jornalistas patriotas militantes do nacionalismo, foi derrotado com o golpe militar-empresarial-civil de 1964 e fez da Tribuna da Imprensa sua trincheira de luta para não ficar relegado ao segundo plano.

Tribuna e Helio se fundem. Sob a batuta do maestro, o jornal sempre esteve associado às lutas democráticas, jornalismo ético e com compromisso social, e a resistência ao regime totalitarista. Helio foi preso e excluído da cidadania, mas ressurgiu ainda mais altivo, destemido e incansável, merecendo também a definição de jornalista catedrático da democracia brasileira. Está ao lado de grandes nomes como Gonçalves Ledo, Líbero Badaró, Frei Caneca, Barbosa Lima Sobrinho, Rui Barbosa e José do Patrocínio.

Helio Fernandes sempre trabalhou com ética —é um dos grandes sinônimos de integridade e lisura profissional—, com interesse público e dignidade pessoal, e, continua aos 98 anos. Lembro-me do Dr. Barbosa Lima Sobrinho escrevendo sua coluna no Jornal do Brasil aos 103 anos, mas poucos conseguem chegar tão longe, e com a cabeça ainda mais lúcida pela sabedoria e aprendizado de décadas.

Mesmo após muito sofrimento, pessoal e profissional, o repórter e analista continua preocupadíssimo com os rumos do Brasil, com as demandas da sociedade, que exigem a democratização da mídia e um jornalismo plural, diverso, que represente o povo, seja sensível e atento às lutas e a crítica ao modelo neoliberal. Acompanho as lúcidas análises políticas dessa legenda do jornalismo crítico, desde o início da década de 80, período de minha adolescência, quando tomei conhecimento que existem várias formas de se tratar a notícia.

Helio Fernandes sempre tratou a informação de forma crítica e independente, expondo e debatendo todas as mazelas do sistema.

Aqui na TRIBUNA DA IMPRENSA SINDICAL tenho a satisfação de dividir espaço com quem sempre admirei e me espelhei para ser o profissional e pessoa que sou hoje, fazendo jornalismo com qualidade e compromisso social. Assim como o mestre, entendo que só com direito a informação plural e diversa, poderemos propor e construir uma democracia real e um verdadeiro projeto de nação. Parabéns pelos 98 anos mestre Helio, que você continue assim mais 1000 anos!