Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 8 de janeiro de 2019

MP Eleitoral requer cassação do governador do Tocantins por irregularidades na campanha

Terça, 8 de janeiro de 2019
Condutas abusivas teriam sido praticadas durante as eleições suplementares, produzindo efeitos também em relação às eleições regulares

Do MPF
O Ministério Público Eleitoral requereu a cassação do mandato do atual governador do Tocantins, Mauro Carlesse, e de seu vice, Wanderlei Barbosa por condutas abusivas durante as eleições.
Após a cassação do governador Marcelo Miranda, o então presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, Carlesse, assumiu interinamente o governo e se lançou candidato nas eleições suplementares, realizadas em junho de 2018. Segundo a denúncia, para conseguir vencer as eleições, os candidatos a governador e a vice-governador praticaram atos abusivos durante toda a campanha, destacando-se a contratação de servidores para cargos temporários e a destinação voluntária de verbas aos municípios.

Os requeridos também foram candidatos nas eleições regulares, realizadas quatro meses após as suplementares, e teriam continuado praticando os mesmos atos abusivos. Em primeiro de janeiro deste ano, dia da posse como novos governador e vice, foi publicada no Diário Oficial do Estado a extinção de mais de 15 mil contratos temporários, indicando que as contratações em número excessivo tiveram por finalidade o desequilíbrio do processo eleitoral.
Com base nas acusações, o MP Eleitoral requer a cassação dos mandatos e a designação de novas eleições para os cargos de governador e de vice-governador do Tocantins.
Para mais informações, veja a íntegra da ação de impugnação de mandato eletivo.