Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 9 de novembro de 2019

Jesus não era manso

Sábado, 9 de novembro de 2019
Por
Vicente Vecci*
Determinadas seitas religiosas tem em seus quadros, titulares que autodenominam-se apóstolos. A nosso ver, intitular-se apóstolo em qualquer circunstância é muita heresia e falta de humildade.
Nós não somos dignos nem de atar as alpercatas de nenhum discípulo ou apóstolo de Jesus, se algum deles materializar-se em nossa frente.

Cristo ou Jesus (Yeshua em aramaico) está muito longe de ser comparado  com algum ser humano, mesmo porque não se provou a sua característica física.

A  Igreja Católica e os artistas da Renascença pintaram um personagem claro, olhos verdes com barbas e cabelos longos.

Alguns estudiosos  chegaram à conclusão que Jesus era de cor morena ou seja  da cor de chocolate, isso porque na região de seus  pais, era habitada por beduínos, bronzeados pelo sol do deserto. 

No filme Ressurreição, Jesus é interpretada por um ator nessa cor. Entretanto o Catolicismo por uma questão de marketing pintou um Jesus com fisionomia clara. Isto posto que,  se pintassem como ele era, moreno, os fiéis não acreditariam num Cristo da cor chocolate.

Mas a Igreja Católica foi mais além, e didática. Pintou um Cristo pacífico e submisso. Ora, pelo Novo Testamento, existem fatos narrados pelos evangelistas que mostram  justamente o contrário.

No versículo 14 do capítulo 23-Mateus está a prova de que Jesus não era manso nem ordeiro:- Aí de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que devorais as casas das viúvas, sob pretexto de prolongadas orações; pois sofrereis o mais rigoroso  juízo.

Essa colocação de Jesus, vale até para os dias atuais, onde   determinadas seitas existem pastores que tem comportamentos idênticos aos antigos escribas e fariseus, e não se limitam somente a explorarem financeiramente e materialmente as viúvas. Roubam os incautos e pobres de espíritos.

Outras frases foram pronunciadas mostrando a sua bravura e estão na Bíblia, como “- Não vim trazer paz à terra. Vim trazer a espada” Lembram-se das Cruzadas ?

O  livro de Gibran Kalil Gibran  intitulado Jesus, o Filho do Homem, onde imagina  o depoimento de 55 personalidades que viveram em  sua  época, e, entre os outros cita um deles: Nataniel que disse no título Jesus não era Manso, descrevendo  a sua bravura e destaca   numa das frases: -Era um covarde quem sacudiu o punho à face das autoridades e chamou-lhes de mentirosas, vis,  corruptas e degeneradas?

-------------
*Vicente Vecci é jornalista profissional, e edita há 35 anos em Brasília-DF O Jornal do Síndico-www.jornaldosíndicobsb.com.br. Com a força de mídia desse veículo ajudou a criar e implantar  os parques ecológicos das Asas Norte e Sul no Plano Piloto e idealizou o parque ecológico da Ponte Alta do Gama. É titular da Defesa Ambiental-Ecodefesa. Eco.defesa@gmail.com