Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 5 de novembro de 2019

O Cine Itapuã e a democratização do cinema. Cine Itapuã Já!!!

Terça, 5 de novembro de 2019
Foto de abril de 2018. Taciano, blog gamalivre.com.br

O CINE ITAPUÃ E A
DEMOCRATIZAÇÃO DO CINEMA

Por 
Juan Ricthelly
Esse final de semana foi a primeira etapa do ENEM, e o tema da redação foi: “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”, temática que pode dialogar com a realidade de nossa amada cidade, que apesar de sua vocação para a cultura, segue carente de espaços para o florescimento das artes, tendo como uma das principais demandas da comunidade, a revitalização do saudoso Cine Itapuã.

O Gama quando idealizado pelo arquiteto Paulo Hungria, foi pensado como uma cidade moderna, setorizada, com abundância de áreas verdes, praças, espaços públicos, becos e vielas que facilitassem à locomoção de pedestres entres as quadras de formato hexagonal... Foi pensado para ser a cidade mais importante do DF, depois do Plano Piloto, estimando uma população de 100 mil habitantes logo de início, desse modo na proposta original da cidade, haviam dois cinemas, o Cine Amazonas no Setor Oeste e o Cine Itapuã no Setor Leste.

O primeiro é atualmente uma igreja evangélica, o segundo, o mausoléu do segundo espaço cultural mais antigo de Brasília, perdendo apenas para o Cine Brasília, foi fundado em 1963, tinha capacidade para 500 pessoas e foi palco para artistas renomados da Música Popular Brasileira, como Belchior, Oswaldo Montenegro e Paulinho Pedra Azul.

O Cine Itapuã é um templo à cultura em ruínas, que segue vivo na memória da população gamense, que conheceu a sétima arte por meio dele, fez amizades e amores por lá, viveu bons momentos e hoje sente nostalgia.

Por pouco não virou uma igreja evangélica, e isso graças à iniciativa heroica de um grupo de comerciantes, que comprou o espaço e doou à Administração Regional do Gama, desde então, o espaço foi definhando com o peso do tempo, até ser interditado em 2008.

Mas ainda tínhamos um cinema no Shopping do Gama, com duas salas é verdade, mas até isso se perdeu em meados dos anos 2000, obrigando os amantes do cinema a buscarem as telas do Plano Piloto e Taguatinga. 

Algum tempo depois, o Shopping Sul do Valparaíso, inaugurou um cinema, que reduziu a distância na busca por uma sala, e recentemente, o Santa Maria Shopping diminuiu mais ainda essa distância, com salas espaçosas e uma ótima estrutura.

A questão é que nós, seguimos órfãos de cinema em nossa cidade, uma cidade com quase 200 mil habitantes, não tem uma única sala de cinema, enquanto o Plano Piloto conta com 97 salas.

O Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC), segundo dados de 2016, coloca o Distrito Federal em lugar de destaque, quando o assunto é cinema, indicando de forma equivocada que 100% da população do DF, mora numa cidade com cinema, como se muitas pessoas não tivessem que se descolar mais 30 km para ver um filme. O DF lidera ainda, na quantidade de salas para cada 100 mil habitantes, sendo 3, e 6 cadeiras para o mesmo indicador, mas nós que vivemos aqui, sabemos que a realidade está para além do demonstrado pelos números.

O Cine Itapuã, é uma demanda legítima de nossa comunidade, contribuiria para democratizar o acesso ao cinema, e estaria em sintonia com a vocação para o audiovisual de nossa cidade, não vamos esquecer que o Gama é a casa de cineastas respeitados e bastante ativos, como Walter Sarça, Rodrigo Brant, Tistá Filintro e o lendário Afonso Braza, cada um com seu estilo e temática favorita.

A cultura pulsa em cada esquina dessa cidade e clama por um templo à altura de sua grandeza! Cine Itapuã Já!

Juan Ricthelly