Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 25 de janeiro de 2020

Mobilidade: Aumento na tarifa, R$ 5,50 é um assalto!

Sábado, 25 de janeiro de 2020
Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna


Ao aumentar a tarifa do transporte, o governo dificulta o acesso da população, especialmente dos mais pobres e desempregados, e contribui para a migração dos usuários do transporte coletivo para o carro, moto ou transporte por aplicativo. Ou seja, a desproporção entre os meios de locomoção tende a se agravar, com concentração ainda maior do transporte individual motorizado.

Por Uirá Lourenço e Benny Schvasberg. Fotos de Uirá Lourenço

O novo ano começa com uma desagradável surpresa: mais um aumento na tarifa de transporte. A partir do dia 13 de janeiro o valor do ônibus (linhas de longa distância) e metrô passou para R$ 5,50. De forma rápida e sem qualquer diálogo, o governador decidiu aumentar em 10% o preço das passagens.

Passaram-se apenas cinco dias entre o anúncio do possível reajuste e a nova cobrança. O aumento é válido em todas as 826 linhas de ônibus e metrô, mas o maior impacto (50 centavos) será nas de longa distância que ligam as cidades e núcleos urbanos do DF. Ou seja, os que mais gastam tempo nos trajetos têm o maior ônus.

A capital federal não é só reconhecida por seus monumentos, mas também pelo transporte coletivo precário. A longa espera nos pontos e os ônibus superlotados são marcas registradas. Outra característica é a falta de prioridade ao transporte coletivo. Pouquíssimas vias têm faixa ou corredor exclusivo para os ônibus. E o transporte por trilhos tem baixa cobertura: o metrô co apenas 42 km de extensão não atende a região norte; as prometidas linhas de VLT nunca saíram do papel.