Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Luto na Música (Caderno B, do JB: Brasil perde cantor e compositor Luis Vieira de influência marcante na história da TV na Bahia e na canção brasileira

Sexta, 17 de janeiro de 2020

LUIZ VIEIRA - LP 1974 COMPLETO

-----------------------
Do Blog Bahia em Pauta com informação do Jornal do Brasil

Jornal do Brasil
 O cantor e compositor pernambucano Luiz Vieira morreu na manhã desta quinta-feira (16), aos 91 anos anos, após uma complicação respiratória. A morte foi confirmada à reportagem pela sua mulher, Euridice Pereira. O grande artista, gravado por praticamente todos os maiores cantores brasileiroa, teve participação direta e influência marcante nos primeiros anos da televisão ba Bahia, apresentando programas de enorme audiência e prestígio popular na TV Itapoan.

Luiz Vieira (Foto: Reprodução de vídeo)

Cantores como Caetano Veloso, Rita Lee, Nara Leão e Luiz Gonzaga já gravaram músicas de Vieira. O artista ganhou destaque na década de 1950 cantando diferentes gêneros, sobretudo samba e sertanejo. O pernambucano também participou de importantes rádios da época, como Tupi e Record. 
Seu primeiro sucesso foi “Menino de Braçanã” (1953), mas foi com a música “Paz do meu Amor” (1963) que ele alcançou maior notoriedade. 
No ano passado, o disco “Luiz Vieira 90 anos” foi lançado em homenagem ao compositor e traz a gravação ao vivo de um show de homenagem realizado em 2018, com as participações de Zeca Baleiro, Maria Alcina, Renato Teixeira, Sérgio Reis, Claudette Soares, Daniel e outros nomes da música brasileira. 
O artista deixa a mulher, Euridice Pereira, e os dois filhos gêmeos de 12 anos.