Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Universidades: Mec proíbe contratar novos professores. UnB fica com um déficit de 207 docentes

Quarta, 15 de janeiro de 2020
Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna
Em 2019, a comunidade acadêmica da UnB e de todo o país já teve que se mobilizar contra os cortes orçamentários. Medidas governamentais, agora, afetam diretamente a capacidade de ensino e pesquisa

MEC lança novo arrocho sobre Universidades e proíbe novas contratações. UnB pretendia contratar 207 novos docentes e 335 técnicos para repor vagas de aposentados. Medicina, Engenharia, Serviço Social, Geografia, História e Filosofia são os cursos mais afetados.

Por Chico Sant’Anna
O novo ano nem tinha completado dez dias e o Ministério da Educação lançava mais um torpedo para fragilizar as Universidade Públicas Federais. O primeiro ofício circular expedido pela secretaria de Ensino Superior do MEC – Sesu, foi para comunicar que em 2020 não serão permitidas novas contratações de professores e de técnicos. Essa decisão foi retransmitida em Comunicado a Comunidade Acadêmica da Universidade de Brasília, pela Reitora Márcia Abrão Moura. A UnB tinha planos de contratar 207 professores, cerca de 8% dos docentes efetivos e 335 técnicos (10,4% do quadro). Tudo agora fica suspenso. O desmantelamento do ensino público superior no Brasil parece ser a meta principal da atual gestão da educação brasileira.