Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Dia MUNDIAL dos Professores destaca liderança na crise e esperança no futuro

 Segunda, 5 de outubro de 2020

Da ONU Brasil

O papel dos professores na liderança da crise da COVID-19 e no reimaginar do futuro após a pandemia é o tema deste Dia Mundial dos Professores, marcado neste 5 de outubro.

Celebrada desde 1994, a data marca o aniversário da adoção da Recomendação da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) relativa ao Estatuto dos Professores de 1966.

O Dia Mundial dos Professores se tornou uma ocasião para festejar o progresso, refletir sobre caminhos e desafios e como promover a profissão.
O Dia Mundial dos Professores se tornou uma ocasião para festejar o progresso, refletir sobre caminhos e desafios e como promover a profissão.

O dia fornece a ocasião para celebrar a profissão docente em todo o mundo, para fazer um balanço das realizações e chamar a atenção para as vozes dos professores, que estão no centro dos esforços para atingir a meta de educação universal de não deixar ninguém para trás.

A pandemia da COVID-19 se somou de forma significativa aos desafios já enfrentados pelos sistemas de educação excessivamente estendidos por todo o mundo.

Para a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), não é exagero dizer que o mundo está numa espécie de encruzilhada, e ainda muito mais agora, é preciso cooperar com os professores para proteger o direito à educação e guiar o processo num cenário novo, criado pela pandemia.

A questão da liderança dos professores em relação à resposta às crises não é apenas oportuna, mas fundamental em termos das contribuições que os professores têm feito para fornecer ensino remotamente, apoiar populações vulneráveis, reabrir escolas e garantir que as lacunas de aprendizagem sejam mitigadas. As discussões em torno do Dia Mundial dos Professores também abordam o papel dos professores na construção da resiliência e na definição do futuro da educação e da profissão docente.

Todos os anos, o Dia Mundial dos Professores é celebrado em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a OIT.

A Unesco afirmou que mestres em todo o mundo responderam rapidamente à crise da COVID-19 ao se adaptarem ao ensino remoto apoiando alunos e populações mais carentes. 

Com isso, eles evitaram brechas no aprendizado das crianças e ajudam a mitigar as consequências da pandemia até a reabertura das escolas.

Este ano, devido à situação atual, as celebrações ocorrerão online. Assim como a cerimônia de abertura do Dia Mundial dos Professores e a cerimônia de entrega do Prêmio UNESCO-Hamdan, em 05 de outubro, e a cerimônia de encerramento, em 12 de outubro. Haverá uma série de eventos nacionais, regionais e internacionais ao longo da semana.

O Dia Mundial dos Professores

Celebrada desde 1994, a data marca o aniversário da adoção da Recomendação da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) relativa ao Estatuto dos Professores de 1966.

Esta recomendação estabelece referências sobre os direitos e responsabilidades dos professores e padrões para sua formação e educação inicial, bem como seu recrutamento, emprego e condições de ensino e aprendizagem. A Recomendação relativa ao Estatuto do Pessoal Docente do Ensino Superior foi aprovada em 1997 para complementar a recomendação de 1966, abrangendo o pessoal docente e pesquisadores no ensino superior.

Com a aprovação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 sobre educação, e a meta ODS 4.c dedicada aos professores, que reconhece que eles são a chave para se alcançar da Agenda de Educação 2030, o Dia Mundial dos Professores se tornou a ocasião para marcar o progresso e refletir sobre as maneiras para combater os desafios que ainda restam para a valorização da profissão de ensino.