Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 5 de junho de 2023

Rui (de) Costa para Brasília, atiça o debate do Fundo Constitucional

Segunda, 5 de junho de 2023


Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna
Até aqui, a conta das mudanças do FCDF estava sob responsabilidade do Parlamento, uma vez que o projeto enviado pelo governo Lula em nada alterava o fundo. Essa foi uma iniciativa do relator Claudio Cajado (PP-BA), com respaldo de Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, ambos do mesmo partido da vice-governadora, Celina Leão. Costa, contudo, jogou no colo do presidente Lula o imbróglio do Fundo Constitucional do DF.

Por Chico Sant’Anna
O ex-governador da Bahia e Chefe da Casa Civil da presidência da República, Rui Costa, perdeu uma ótima oportunidade para ficar calado. Ao disparar sua metralhadora giratória contra Brasília, de uma só tacada, ele jogou no colo do presidente Lula o imbróglio do Fundo Constitucional do DF, deu uma tribuna para Ibaneis Rocha (MDB), até aqui meio sumido; empoderou a oposição na defesa de Brasília, e se equiparou a bolsonaristas como o ex-deputado, hoje presidiário, Daniel Silveira (PSL-RJ) – aquele que rasgou a placa da Rua Marielle Franco) e o ex-deputado Marcelo Calero (PSD/RJ), atual secretário de Cultura do Rio de Janeiro, que propugnam a devolução da condição de capital pro Rio de Janeiro, ou, no caso de Costa, pra Salvador.

Até aqui, a conta das mudanças do FCDF estava sob responsabilidade do Parlamento, uma vez que o projeto enviado pelo governo Lula em nada alterava o fundo. Essa foi uma iniciativa do relator Claudio Cajado (PP-BA), com respaldo de Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, ambos do mesmo partido de Celina Leão. Costa, contudo, vai permitir o surgimento de uma nova narrativa que já está sendo explorada pelas redes sociais. Vale lembrar, que na política bahiana, Cajado e Costa saboreiam juntos um acarajé, sem nenhum constrangimento.