Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 15 de julho de 2017

Mulher, vá parir noutro lugar!!! GDF vai fechar o Centro Obstétrico do HRG. Reaja!

Sábado, 15 de julho de 2017
Foto ilustrativa. Defensoria Pública do RGS.

Está em curso mais uma maldade do Governo Rollemberg contra as populações do Gama e Santa Maria.

A Secretaria de Saúde do DF vai fechar o Centro Obstétrico (CO) do Hospital Regional do Gama. Chegou-se a aventar a alternativa de se cerrar (com c) as portas do CO de Santa Maria. Mas pelo que aconteceu ultimamente, inclusive na última reunião entre as equipes dos dois hospitais, o fechamento será no HRG.

Lembremos que o GDF no final de 2016 fechou o PAI (Pronto Atendimento Infantil) do HRG. Depois, por pressão da comunidade, que chegou a fazer passeatas, reabriu em fevereiro. Menos de dois meses após a abertura houve novo fechamento. É uma gestão fechadora de serviços da rede pública de saúde.

O principal motivo que se alega para fechar o Centro Obstétrico do HRG é a falta de equipes médica e de enfermagem para a realização dos cerca de 700 partos por mês que as duas unidades realizam. Só no Gama são em torno de 500 mensais.

A precariedade do Centro Obstétrico do Gama revela o total colapso que chegou a unidade com a gestão da saúde do DF.

Informações dão conta que, por inúmeras vezes, nem um banho é possível a parturiente tomar. E como se não bastasse esse absurdo, nesta sexta-feira, ontem, (14/7) —segundo informações passadas ao Gama Livre— completou uma semana que nenhum pediatra visita a enfermaria para dar alta às mães e aos seus bebês. Isso demonstra um desrespeito do governo às parturientes e aos bebês, além de acarretar um custo maior dos serviços e, também, a ocupação desnecessária de leitos que podem fazer falta a outras pacientes. Mas a responsabilidade não deve recair sobre os ombros dos pediatras. Se o quadro é insuficiente, a responsabilidade é de quem? Do governo do DF.

Já o Centro Obstétrico de Santa Maria também não fica atrás. Os lençóis e as roupas usadas pelas pacientes não estão sendo lavadas no HRSM. Este trabalho ocorre nos hospitais do Gama, Paranoá ou outro hospital que aceite lavá-las. Esse fato chegou a ser objeto de matérias em blogues, sites, jornais, emissoras de rádio e de TV.

Após serem lavadas, as roupas são colocadas em sacos, todas misturadas, e transportadas para Santa Maria por funcionários do hospital. Em seguida são separadas e dobradas, mas sem serem mais passadas a ferro. Ficam amarrotadas, claro que bem menos do que a imagem do governo quanto à desastrosa gestão da saúde.

Estima-se que no Centro Obstétrico do Gama são necessários cerca de 42 pediatras, fora a equipe de enfermagem, que ultrapassa esse número.

Uma das três reuniões realizadas com as equipes das unidades de saúde das duas cidades para tratar dos centro obstétricos dos dois hospitais, aconteceu nesta quinta-feira (13/7). Nela as equipes foram orientadas a comunicar a população que o CO do Gama será fechado até o final de julho para reformas que o transformará em Casa de Parto, devendo TODAS as pacientes serem encaminhadas para a unidade de saúde de Santa Maria que tem instalações mais novas. Tal encaminhamento dos pacientes atuais, bem como o encaminhamento de pacientes que batam à porta do HRG para parir, será mais um transtorno para a população, pois não há ambulâncias disponíveis para fazer a transferência.

Ficou bem claro na mente de todos os participantes da reunião de ontem (13/7), mesmo sem que houvesse alguém gravando alguma coisa “nessa porra” (humm!!! Perdão, leitores, por reproduzir o palavrão. Mas, ressalto, o original não foi meu), que a decisão da Secretaria de Saúde do governo Rollemberg é fechar até o final deste mês de julho o Centro Obstétrico do HRG. A mulher que quiser parir, que vá parir no HRSM ou em outra freguesia, decidiu o governo.

Ah! Em reuniões semelhantes a essa acontecida na última quinta (13/7), sempre alguém propõe que haja um "discurso alinhado". Mas o necessário, e republicano, é que sejam alinhados —o discurso e as ações— somente aos interesses da população, das necessidades das parturientes do Gama e, claro, às necessidades dos nossos queridos e amados bebês.

Tudo leva a crer que esta orientação passada (mas possivelmente nem gravada, mesmo que num simples smartphone) à equipe das duas unidades de saúde (HRG e HRSM) falta com a verdade. Explica-se:

1) Uma Casa de Parto requer um número muito maior de equipe de enfermeiras obstetras e de neonatal, cerca de 90 profissionais que realizarão os partos

2) Existem alguns casos de impedimentos para a mulher ter um bebê em uma casa de parto. Dentre tais impedimentos aponta-se as situações em que há gravidez gemelar (de gêmeos), bebê pélvico (sentado), gestante com pressão alta, diabetes, cesária prévia.

3) Grande parte das gestantes que se encontram na área da chamada Região de Saúde Sul, especialmente aquelas que não moram na área urbana do Gama, não fazem o pré-natal completo, fator fundamental para a identificação da existência, ou não, dos impedimentos descritos acima (no parágrafo anterior).

4) O Centro Obstétrico do Hospital Regional de Santa Maria só possui 12 camas de parto, podendo ser ampliadas para 16.  A média de partos diária das duas cidades é de 23. Mas há dias, claro, que ocorrem um número maior de partos. Em outros dias, um número menor. O que a equipe de atendimento fará quando chegarem ao HRSM, por exemplo, 50 gestantes?

Seria muito bom se o secretário de Saúde e o próprio governador do DF respondessem essa pergunta. Mas, claro, sem blá blá blá. Ótimo seria também se o Ministério Público do DF fizesse tal pergunta ao governo.

Parturientes e seus bebês merecem respeito! O povo exige respeito!

Parturientes e bebê unidos, jamais serão vencidos!
=============

Os links a seguir foram incluídos nesta postagem em 26/11/2017.

Manifesto do Fórum Comunitário do Gama (FComGama) sobre o caos no HRG e centros de saúde

Manifesto do FComGama sobre o caos no HRG e na saúde no Gama foi entregue em 8/11 às autoridades e órgãos de controle 

Comissão Permanente de Educação, Saúde e Cultura da CLDF dá retorno positivo ao Manifesto em defesa do HRG e da saúde pública no Gama. Leia o ofício

 

Acesse pelos links a seguir a memória da estupidez cometida contra o HRG e o Povo do Gama: 

No HRG, elemento desalmado e esquisitão mata o PAI, fere a mãe e promete voltar logo para terminar o serviço

Que o governo é ruim, sabemos. Mas precisava ser tanto assim, Rollemberg? Está exagerando, moço! Obstetrícia do HRG também deve fechar

De panelaços, paneleiros, fechamento do Centro Obstétrico do HRG, e da gracinha sem graça do secretário de saúde na Região de Santa Maria e Gama 

Mulher, vá parir noutro lugar!!! GDF vai fechar o Centro Obstétrico do HRG. Reaja!

Na TV, o caos: Ainda a pediatria e pronto socorro infantil do HRG

Wasny, acompanhado de Juarezão, cobra do governo do DF a reabertura do Pronto Atendimento Infantil do HRG

Na próxima terça (8/11) o Gama volta às ruas em nova manifestação pela reabertura do Pronto Atendimento Infantil (PAI) e Pediatria do HRG. Participe!!!

Rollemberg, respeite Roberta Letícia, que tem apenas um aninho. Reabra imediatamente o Pronto Atendimento Infantil do HRG

HRG e HRSM: Contaminação a todo vapor

Caos intencional no Centro Obstétrico do HRG? Em marcha o fechamento do CO do Hospital Regional do Gama

Vamos parar de presepada, GDF? Continua o caos no Pronto Atendimento Infantil (PAI) do HRG. Criança não pode ficar doente à noite e nem em finais de semana

A luta contra o fechamento da pediatria do HRG. Para a presidente do SindSaúde o fechamento é um plano para justificar a implantação de OSs. “Isso faz parte de um projeto total de desmonte"

Só urina! Por falta de materiais, HRG suspende marcação de exames. Como dizia Jô Soares, 'tira o tubo'

Parir no Centro Obstétrico do HRG é um sagrado direito da mulher, decide o Conselho Regional de Saúde do Gama ao proibir o fechamento da unidade. Mas vigiar é preciso

Mulheres correm enorme perigo se precisarem parir no HRG ou HRSM neste final de semana. Centros Obstétricos funcionarão precariamente

Bonito pra sua cara, né Rollemberg? No HRG, depois de ter bebê mulher é jogada no chão, apenas com um colchonete

Caos no Centro Obstétrico do HRG. Gestante está desde ontem (4/4) por volta do meio-dia e não fazem o parto por falta de leito

Defensoria Pública esteve ontem (4/8) no caos do HRG

O 171 do governo Rollemberg. Pronto Socorro Infantil/Pediatria do HRG continua um caos. Esta noite vai fechar

Presença de reportagem de TV faz Rollemberg desistir de reinaugurar a Clínica Médica e a Cardiologia do HRG

Governador, não enRolle. Retorno imediato da Pediatria e Pai do HRG

A dor de ouvido do governador Rollemberg 

Desabafo sobre a incompetência do governo Rollemberg, que fechou a excelente Pediatria do HRG

Perdão! Errei! Não é só imagem do HRG que não está boa. Na realidade é o caos que se aprofunda em toda a rede de saúde pública do governo do DF

Pacientes, comunidade e trabalhadores evitam fechamento do centro obstétrico do HRG

Falta toner em impressoras do HRG. É o caos da saúde no governo Rollemberg 

Pesadelo! Demissão coletiva de pediatras de contrato temporário do Pronto Atendimento Infantil/Pediatria do HRG. Será apenas um pesadelo?

Reativado o Pronto Atendimento Infantil e a Pediatria do HRG, o caos se mudou para a Obstetrícia (ou permaneceu?) 

Conselhos pedem na Comissão de Saúde e Cultura da CLDF reabertura da Pediatria do HRG Quarta, 25 de outubro de 2017

Laboratório do HRG parou de fazer exames de sangue. Será que Rollemberg vai dizer que a culpa é dos sindicalistas que ‘mentem descaradamente’? Terça, 12 de setembro de 2017

Caos na Pediatria do HRG. Conselheiro regional de saúde faz representação ao Coren-DF (Conselho Regional de Enfermagem) em razão dos altos riscos que correm as crianças internadas Quinta, 31 de agosto de 2017

Que vergonha, governador! O Centro Obstétrico do HRG fechou as portas esta noite e gestante levada às carreiras para o HRSM começou a parir na portaria do hospital de Santa Maria Quarta, 9 de agosto de 2017

Vídeo denúncia sobre a situação do Centro Obstétrico do HRG, que pode ser fechado pelo governo do DF Terça, 18 de julho de 2017

Nada funciona bem? Falha no sistema de informática prejudica atendimento no HRG Segunda, 16 de janeiro de 2017

Breno foi salvo! Jovem de 16 anos quase morre com apêndice supurada e demora no atendimento do HRG  Sábado, 22 de outubro de 2016

Reportagem arrasadora sobre o caos que reina no Hospital Regional do Gama (HRG) Quinta, 13 de outubro de 2016

Reaja, Rollemberg!!! Hospital Regional do Gama (HRG) continua sem reagente para uso em exame de Raios X Segunda, 11 de julho de 2016

Governador, que sua imagem de 'administrador' esteja na UTI é problema seu. Mas pelo amor de Deus, tire o Hospital Regional do Gama da UTI Terça, 3 de outubro de 2017

Tudo como dantes no Quartel de Abrantes. Tudo ainda fechado no Pronto Socorro Infantil e na Pediatria do HRG. Nesta terça (8/11) tem nova manifestação da comunidade Segunda, 7 de novembro de 2016

PAI já! Protesto nesta terça (18/10) pela reabertura do Pronto Socorro Infantil do HRG Segunda, 17 de outubro de 2016

HRG. Caos na saúde do DF: Meu 'chapa' Rollemberg, vê se faz alguma coisa pelo hospital do Gama Segunda, 4 de julho de 2016

Chuva desta quinta (2/11) revela mais ainda o caos no HRG (Hospital Regional do Gama) Terça, 31 de janeiro de 2017

A roupa suja de Rollemberg. Perigo de contaminação no HRG Sexta, 30 de junho de 2017