Terça, 14 de agosto de 2012
Imagem da internet
Como o "trem" do prometido VLT de Brasília.
Do Gama Livre:
dissemos aqui anteriormente que essa história de VLT para a Copa do
Mundo era coisa para boi dormir, que não estaria pronto, era apenas papo
para enrolar otário. E se gastou tanto em publicidade para afirmar que o
VLT havia entrado nos trilhos e que estaria funcionando na Copa. Agora...mais 100 milhões de reais para a construção de uma
estrada.
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Brasília não terá VLT e vai construir rodovia para a Copa de 2014
Fonte: Jorge Wamburg, repórter da Agência Brasil
Brasília não terá VLT e vai construir rodovia para a Copa de 2014
Fonte: Jorge Wamburg, repórter da Agência Brasil
O Ministério das Cidades e o governo do Distrito Federal
(GDF) definiram hoje (14) as medidas para iniciar as obras de mobilidade
urbana destinadas à Copa do Mundo de 2014 e à Copa das Confederações de
2013. O veículo leve sobre trilhos (VLT) não está incluído no
cronograma, já que só ficará pronto depois da Copa do Mundo, que terá
Brasília como uma das nove cidades-sede.
Em lugar do VLT, a Copa contará com um corredor de transporte urbano
que interligará o Aeroporto Internacional de Brasília ao início da Asa
Sul, por meio de um conjunto de pistas e viadutos e dará maior agilidade
ao deslocamento das delegações que virão aos dois eventos esportivos e
ao transporte na cidade em geral. A obra já está licitada e as propostas
serão abertas no dia 20 deste mês.
O vice-governador do Distrito Federal, Tadeu Filippelli, que
representou o GDF na reunião com o ministro das Cidades, Aguinado
Ribeiro, e técnicos do ministério, disse que para construir o VLT será
feita uma nova licitação, já que a primeira, feita no governo de José
Roberto Arruda, foi anulada pela Justiça devido a uma série de
irregularidades no processo licitatório.
A nova rodovia custará R$ 100 milhões, de acordo com as estimativas
feitas na reunião, e o VLT está orçado em R$ 260 milhões, mesmo valor da
licitação anulada.
As obras terão seus custos a cargo do governo federal, por intermédio
do Ministério das Cidades, com verbas do PAC da Copa, de acordo com
Filippelli. Apesar de não contar com o VLT para a Copa, o
vice-governador disse que ele será muito importante para a cidade, “pois
não há mais como estruturar o transporte de Brasília sem esse meio de
transporte”.
Filippelli disse que, mesmo sem o VLT, não haverá problema de
transporte para a Copa em Brasília, porque o projeto original previa sua
conclusão até 2014 apenas no trecho que vai do aeroporto ao terminal da
Asa Sul, mas o sistema que será adotado agora, com ônibus articulado e
outros meios de transporte, “supre perfeitamente as necessidades”.
A reunião com o GDF foi a primeira de uma série iniciada hoje pelo
ministro das Cidades com governadores e prefeitos das cidades-sede da
Copa das Confederações e da Copa do Mundo.