Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

UNB: Sadi Dal Rosso e Maria Lúcia Leal lançam programa de campanha

Quinta, 9 de agosto de 2012
Dominique Lima
Da Secretaria de Comunicação da UnB

A chapa Construindo a Unidade, dos professores Sadi Dal Rosso e Maria Lúcia Leal, teve seu lançamento oficial na manhã desta quinta-feira, 2. Cerca de 70 pessoas se reuniram na sala Papirus da Faculdade de Educação para ouvir as propostas e prestar apoio à candidatura. Na oportunidade, os candidatos a reitor e vice apresentaram o programa da campanha, que tem por foco a aproximação com trabalhadores e movimentos sociais, a melhora das condições de trabalho e a qualidade de ensino e pesquisa.

Assistência estudantil, condições para permanência nos estudos, consulta paritária para a escolha do reitor, segurança e qualidade técnica para a pesquisa foram outros temas recorrentes nas falas dos candidatos, bem como nas intervenções dos presentes. Ao anunciar que um de seus compromissos de campanha é o estabelecimento da Estatuinte Paritária, o professor Dal Rosso foi aplaudido de pé pelos presentes.

“O nome da nossa chapa explicita a ideia de construção de um conjunto de forças apoiando um único projeto em favor da questão dos índios, racial, de opção sexual, de moradores do campo. Queremos levar a Universidade a ser mais aberta para trabalhadores, movimentos sociais, a população em geral”, disse Sadi Dal Rosso, professor titular do Departamento de Sociologia e ex-diretor do Instituto de Ciências Sociais.

Maria Lúcia Leal destacou a necessidade de atenção aos servidores da Universidade e posicionou-se pela melhora das condições de trabalho. A professora do Departamento de Serviço Social assumiu ainda compromisso com o movimento de greve. “Precisamos de força e apoio entre as categorias da Universidade. Há um trabalho necessário para a construção de reconhecimento do servidor como sujeito social”, exortou.

Estiveram na sala Papirus para prestar apoio à campanha da chapa Construindo a União o professor Perci Coelho de Souza, do Instituto de Ciências Humanas e membro do comando local de greve, o professor do Departamento de Sociologia e também do comando local de greve, Luís Galetti, a professora Patrícia Escalda, do campus Ceilândia, e o professor Claus Akira, do Departamento de Matemática.

Marcaram presença alunos, professores e pesquisadores do Departamento de Serviço Social, da Faculdade de Educação, do grupo de pesquisa Violes, e representantes de diversos movimentos sociais, como o Consulta Popular, Grupo Anel, grupo pela Assistência Estudantil. Representantes dos partidos PSOL,PCB, PSTU e PT também assistiram ao lançamento. O professor Volnei Garrafa, que também é candidato, apareceu durante o encontro para parabenizar os membros da chapa pela candidatur
a.