Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 14 de maio de 2013

Onde estão os distritais?

Terça, 14 de maio de 2013
Por Leiliane Rebouças
Nesta sexta-feira, depois de muito tempo sem pisar na sede da Câmara Legislativa, participei de Audiência Pública sobre a situação dos Parques do DF.
A citada audiência foi promovida pelo Deputado Distrital Joe Vale, e contou com a participação de mais ou menos duzentas pessoas de diversas regiões do Distrito Federal preocupadas com as Unidades de Conservação e parques do DF, que não raro, a maioria corre riscos iminentes de invasão ou já estão invadidos por grileiros de terras, o que é comum desde que Brasília é Brasília! Aliás o lema dessa cidade devia ser: "SE EXISTEM TERRENOS, ESPECULEMOS!"
O tema importantíssimo para o Distrito Federal foi discutido pelos 24 distritais que lá estavam interessadíssimos em ouvir a população porque a questão ambiental é uma das prioridades da maioria deles ! Pegadinha do Malandro!!!  iéié!!! claro que não!
Sexta-feira a tarde,  a CLDF estava às moscas! O único parlamentar que foi à audiência foi o autor do requerimento!
Tudo bem, vocês irão justificar as ausências porque eles estão trabalhando nas cidades, visitando os eleitores, ouvindo as demandas...
Mas, eu vou dizer aqui a minha opinião: Os deputados distritais e estaduais ( os Federais e Senadores nem tanto) deveriam ser obrigados a estarem presentes em todas as audiências públicas em suas Câmaras Legislativas! Por que?
Porque é um desrespeito com o colega que solicita a audiência pública, além de ser um desrespeito com os cidadãos que deixaram suas casas, suas famílias, seus afazeres, para irem à Casa Legislativa discutir questões que interessam à Sociedade e não encontrar pelo menos a metade dos membros do parlamento presentes!
Ou será que esses eleitores não tem qualquer importância aos deputados distritais e estaduais? A impressão que fica quando encontramos apenas um distrital numa sessão dessas é que o parlamento está se lixando para os temas que foram levados àquela casa!
Não custa nada aos parlamentares adequarem suas agendas para participarem ativamente das audiências públicas solicitadas pelos seus colegas!
Achar que não deve ir a uma audiência pública porque o tema é de "domínio" do outro parlamentar, ou que ali estão apenas os correligionários do autor do requerimento é de uma burrice política sem tamanho!
Além de demonstrar pouco interesse por problemas da cidade, é fazer pouco caso da atividade legislativa e demonstrar aos que estão participando do evento que eles não tem a menor importância como eleitores!
Fica a dica aos nossos Distritais! 
Fonte: Blog da Leiliane