Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Chomsky acusa Erdoğan, presidente turco, de hipocrisia e duplicidade de critérios

Terça, 19 de janeiro de 2016
Do Esquerda.Net
O acadêmico norte americano responde aos ataques do presidente turco, lembrando que Erdoğan tem apoiado o Estado Islâmico. Chomsky assinala ainda que, se decidir ir à Turquia, será “a convite dos muitos dissidentes corajosos, incluindo curdos, que estão sob ataque severo há vários anos".

O presidente turco reagiu ferozmente contra os signatários, entre os quais Noam Chomsky, da petição "Não faremos parte deste crime", que apela a Ankara para acabar com o "massacre e a carnificina” contra o povo curdo. Apelidando-os de “ignorantes” e “traidores”, Erdoğan alertou que os mesmos deveriam “saber qual é o seu lugar”. 

Dirigindo-se diretamente a Chomsky, Erdoğan referiu que os acadêmicos estrangeiros não deviam assinar petições em vão e desafiou o ativista norte americano a ir à Turquia.

Num email enviado ao The Guardian, o linguista norte americano responde aos ataques do presidente turco, acusando-o de hipocrisia e duplicidade de critérios no que respeita ao terrorismo.

Chomsky lembra que Erdoğan tem apoiado o Estado Islâmico e declina o seu convite para uma viagem à Turquia, assinalando que, se decidir visitar o país , será “a convite dos muitos dissidentes corajosos, incluindo curdos, que estão sob ataque severo há vários anos".

"A Turquia culpou o Estado Islâmico (EI) [pelo ataque em Istambul], que Erdoğan tem apoiado em muitos aspectos, além de apoiar a Frente al-Nusra, que não é muito diferente. Em seguida, [o presidente turco] lançou um discurso inflamado contra aqueles que condenam os crimes contra os curdos - que é a principal força terrestre adversária do EI tanto na Síria como no Iraque. Existe alguma necessidade de fazer mais comentários?”, escreve Noam Chomsky na missiva enviada ao jornal britânico.

Artigos relacionados: