Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 23 de janeiro de 2016

Defensoria Pública do DF consegue internação para idoso em situação de rua

Sábado, 23 de janeiro de 2016
Da Defensoria Pública do DF*
idoso-1
Homem era viciado em bebida alcoólica e catava latinha para sustentar o vício

O Núcleo da Saúde da Defensoria Pública do Distrito Federal conseguiu internação em uma clínica para um idoso em situação de rua que se abrigava nas redondezas do Guará. Juacir da Penha, 60 anos, é alcoólatra e, por causa do vício, abandonou a família e passou a morar nas ruas. Sem recursos para ajudar o idoso, a família do homem precisou recorrer à ajuda da Defensoria e conseguiu internação em uma clínica particular.


Segundo a irmã do idoso, Izany Silva, 61 anos, a relação dele com os filhos e toda a família ia de mal a pior. ”A situação do meu irmão estava fora de controle e eu não via saída para ele, pois não tinha condições de custear o tratamento, até que amigos me disseram que eu devia procurar a Defensoria”, disse.

Em fevereiro de 2014, a aposentada procurou a Defensoria para solicitar ajuda no processo de internação do irmão. Segundo ela, o assistido já fazia tratamento no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do Guará e ainda assim os problemas com o álcool não haviam sido resolvidos, pois o mesmo catava latinha na rua para sustentar o vício.

Em julho do mesmo ano, a Defensoria conseguiu o tratamento gratuito para o idoso e a internação em uma clínica, localizada em Brazlândia. Durante os primeiros 30 dias, o paciente  precisou ficar sem contato com os parentes para se adaptar e se adequar ao tratamento. Nos meses seguintes, o assistido pôde receber  visitas da família, que afirma ter visto uma grande mudança, desde o ganho de peso até a mudança no astral de Juacir. “Ele estava mais feliz, com a aparência mais viva”, contou a irmã.

Após seis meses na clínica, o idoso recebeu alta e atualmente mora em Valparaíso – GO. Após todo o tratamento, Juacyr não teve mais contato com a bebida alcoólica, a família está se reestruturando e os filhos voltaram a ter contato com ele. Izany afirma que a Defensoria teve papel fundamental para que seu irmão pudesse ter sua vida de volta. “Não sei nem como agradecer a Defensoria, ver minha família se reestruturando e meu irmão bem é impagável”, finalizou.

Em casos como esse, o paciente é encaminhado para atendimento com psicólogo e uma avaliação é feita para ver se há a necessidade de internação. Se sim, a Defensoria entra com ação para o GDF a custear o tratamento em clínica particular, já que o DF não possui estabelecimentos para o atendimento de pessoas com problemas de vícios.

Para o defensor público Celestino Chupel, o cidadão tem direito de viver bem em sociedade e a Defensoria trabalha para que isso seja garantido. “Os vícios quando alimentados tiram toda a dignidade do ser humano e quando a Defensoria é procurada para auxiliar nesse tipo de caso, não medimos esforços para ajudar”, finalizou.

Para quem deseja atendimento da Defensoria referente à área da saúde, pode ir até o Núcleo da Saúde, localizado no Edifício Venâncio 2000 -SCS – Bloco B60, 2º andar, sala 240. Os telefones para contato são: (61)2196-4400/2196-4404.

*Raquel Oliveira,
da Assessoria de Imprensa