Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Ibaneis: Crise na Segurança antes mesmo de começar o governo

Quinta, 15 de novembro de 2018
Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna
A rixa interna mais do que justifica uma unificação das policias Civil e Militar, acabando com esse corporativismo que não traz nenhum benefício à população; criando uma polícia única como acontece na maioria dos países desenvolvidos do mundo.

Por Chico Sant’Anna
Todos os candidatos sabiam que pacificar a área de segurança pública no DF seria e será o grande desafio do governador eleito. Há muito, esse setor é a dor de cabeça de quem passa pelo Buriti. Tradicionalmente, há uma disputa entre Polícia Militar e Policia Civil e os titulares da secretaria de Segurança têm tido pouca, ou quase nenhuma, condição de botar ordem no quintal. A rixa interna mais do que justifica uma unificação das policias Civil e Militar, acabando com esse corporativismo que não traz nenhum benefício à população; criando uma polícia única como acontece na maioria dos países desenvolvidos do mundo. Mas governador algum teve a coragem de ir por esse caminho. O vespeiro é grande.

O que ninguém esperava é que os problemas começassem antes da posse. A transformação do Gabinete Militar do Buriti em Gabinete de Segurança Institucional (GSI) – copiando o modelo do Palácio do Planalto – já esquentou os ânimos nos quartéis.

Os Gabinetes, ou Casas, Militares foram invenções da Ditadura Militar. Aqui no DF, a criação se deu na década de 1970, anos de chumbo do Regime. Não bastava que o Distrito Federal fosse governado por um coronel designado por um general presidente, era necessário montar uma estrutura militar na retaguarda. Na ocasião, eram poucos os policiais militares que tinham a patente de coronel e, em consequência, o cargo era tradicionalmente ocupado por um egresso do Exército.