Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Apresentador faz críticas à FIFA

Segunda, 16 de junho de 2014
Talitha Nery
John Oliver fala da forma como a organização produz a Copa e dos gastos 

O apresentador da HBO John Oliver é responsável por um dos vídeos mais compartilhados dos últimos dias. Ele falou em seu programa sobre a Copa do Mundo e fez críticas duríssimas à FIFA, que organiza o Mundial. Criticou e ironizou a forma como a organização administra o evento e como os gastos são exagerados.

John não deixou de mostrar cenas das manifestações contra o Mundial no país e como alguns brasileiros que amam o futebol estão insatisfeitos com a quantidade de dinheiro investido na construção dos estádios. O apresentador usou como exemplo a construção da Arena Manaus que sediará apenas quatro jogos e após a Copa não irá receber jogos significativos.

As críticas direcionadas à organização não ficaram apenas em cima da Copa de 2014. O apresentador ironizou o fato da FIFA se definir como uma organização sem fins lucrativos, mas possuir um bilhão no banco. Outro ponto alvo do apresentador foi a Copa de 2022 que será no Catar, um país que não possui sequer condições climáticas para receber o evento.

O vídeo é como um tapa na cara dos brasileiros que acreditam que o Mundial irá trazer benefícios para o país. John abre os olhos do mundo para a forma como a FIFA influencia e manipula as leis dos países, como por exemplo, a volta da venda de bebidas alcoólicas nos estádios e a forma como lucram com o evento.

Se você ainda não assistiu ao vídeo veja e entenda outros pontos criticados pelo apresentador.