Segunda, 15
de setembro de 2014
Da Auditoria
Cidadã da Dívida
Custo da dívida feita para BNDES será de R$ 23 bilhões
este ano
Conforme mostra o Dividômetro da Auditoria Cidadã daDívida, no ano de 2014, apenas até 11 de setembro, o governo federal já
gastou R$ 825 bilhões com juros e amortizações da dívida. Este valor representa
51% de todos os gastos federais até aquela data.
Para confirmar os dados, ver a página do Senado Federal na
internet:
Este valor já é maior que os gastos com a dívida federal
feitos em todo o ano passado (R$ 718 bilhões). Um dos fatores que tem aumentado
este custo é a nova dívida feita pelo governo federal junto ao setor financeiro
– a juros altíssimos e prazos curtos – para obter recursos a serem emprestados
ao BNDES – a juros baixos, e a prazos muito longos – para este banco financiar
empresas privadas. Ou seja, ao invés de baixar os juros e obrigar os bancos
privados a emprestar ao setor produtivo, o governo prefere continuar
alimentando os ganhos imensos dos bancos. O governo calcula que este mecanismo
do BNDES gerará um custo de R$ 23 bilhões em 2014. A Auditoria Cidadã já vem
alertando sobre este mecanismo desde 2009.
Parte dos R$ 825 bilhões gastos com juros e amortizações
da dívida em 2014 é apresentada como sendo “refinanciamento” da dívida, valor
este que é constantemente desprezado por analistas neoliberais e pessoas
ligadas ao governo, alegando que se trataria de uma mera “rolagem”, ou seja, o
pagamento de amortizações (principal) da dívida por meio da emissão de novos
títulos. Segundo estes analistas, isto representaria apenas a troca de títulos
velhos por novos, sem custo para o governo.
Porém, a recente CPI da Dívida realizada na Câmara dos
Deputados revelou que grande parcela da “rolagem” não representa o pagamento de
amortizações, mas sim, o pagamento de juros, sendo que o governo não divulga
tal parcela. Além do mais, se a atual questionável dívida não existisse, as
novas dívidas que estão sendo feitas para pagar a tal “rolagem” poderiam servir
para investimentos na saúde, educação, transporte e diversas outras áreas
sociais.