Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

A razão de Lewandowski assumir. No Fundo, Dona Dilma é Soberana

Sexta, 26 de setembro de 2014
Da Tribuna da Imprensa
Helio Fernandes
Arrogante, pretensiosa e se julgando acima de todos, retirou 3 bilhões e 500 milhões do Fundo Soberano. Foi criticada pelo fato de estilhaçar essas reservas, apenas para "cobrir" a incompetência da desadministração, e "fechar as contas". Não gostou dos que "lamentaram" o fato, esperava ser aplaudida.
Lá da ONU, representando o Brasil, cujo presidente desde 1948 discursa na abertura, entre as contradições e o desacerto das posições, disparou: "É um absurdo que fiquem contra recorrer ao Fundo Soberano, que foi criado para isso". E ficou rindo com expressão de desprezo para os adversários e os que fizeram comentários desfavoráveis a ela.
Qual o valor desse Fundo?
Lula, presidente, e Dilma, sucessora, afirmativa com a maior satisfação, dando a impressão de ser rigorosamente verdadeiro: "Esse Fundo Soberano do Brasil é uma conquista inédita, são 200 Bilhões inteiramente livres". Jamais explicaram se era em REAIS ou DÓLARES, deixemos na incógnita.
Mas utilizamos a informação do Globo, revelada ontem: "A decisão de sacar 3 bilhões e 500 milhões de reais, para fechar as contas de 2014 vai deixar essa poupança praticamente zerada". Isso é textual. O Globo não erra. Pode cometer "equívocos jornalísticos na interpretação dos fatos", como eles mesmos confessam na fase de revisão desses "comportamentos jornalísticos equivocados do passado".
Agora quero colocar a questão para ver se surge alguma resposta. Lula e Dilma "não sabiam de nada” quando afirmaram que esses, Fundo Soberano valia 200 BILHÕES? alguém errou na aritmética (que chamam primariamente de matemática), e retirando 3 bilhões e 500 milhões do total de 200 bilhões, a poupança desaparece? Ou "sacaram" em outras oportunidades, sem comunicar é coletividade ou ao cidadão - contribuinte- eleitor?

Outros “rombos para fechar as contas”
Tiveram que executar malabarismos econômicos, financeiros e administrativos para que conseguissem fazer caixa. "Arranjaram" sete BILHÕES com empresas devedoras do REFIS. É uma forma de favorecer os que devem e não pagam, embora tenham recursos. Vejam as empresas de porte, que devem e financiam com grandes vantagens, descontos e privilégios. E ainda assim não pagam.
Agora, o governo, precisando urgentemente de recursos para suprir a incompetência recorrem, a esses devedores relapsos, mais "bondades". Suprimiram as multas, abandonaram os juros, "mas têm que pagar agora".
Pagaram, claro. Só que o governo vai criando e estimulando gerações de "devedores" espertos atentos, "é melhor não pagar agora, refinanciamos, depois pagaremos muito menos".
Com juros de 11 por cento, o mais alto do mundo, sem falar que o dólar "sobe sem o governo saber o que deseja", aumentando mais a divida, para esses empresários devedores "pelo fato de ser um bom negocio", cobram TAXA ZERO de juros. E insistem que o “Fundo soberano é para isso". Antigamente a afirmação era inteiramente diferente. Ainda vou falar muito de Dona Dilma em Nova Iorque, embora não esteja mais lá.
Porque Lewandowski assumiu
De 1889 até 1946, a sucessão presidencial no Brasil (e no EUA) era a seguinte. Presidente, vice (que presidia o senado com direito a voz mas não a voto), presidente do senado, presidente da Câmara, presidente do Supremo. Os constituintes acharam que "era muito senado", mudaram, aplaudidos.
Ficou assim. Presidente, vice, presidente da Câmara, presidente do Senado, presidente do Supremo. Muito mais correto, não mudou mais até hoje. Agora, o fato surpreendente, os EUA IMITARAM o Brasil.
Oito anos depois os EUA aprovam a emenda constitucional número 24 REVOLUCIONÁRIA. Acabaram com a presidência ininterrupta que vigorava desde e Constituição de 1788. Estabeleceram o mandato de quatro anos, uma possível reeleição de outros quatros, depois mais nada. Nem eleito nem nomeado.
Reagan, que surpreendentemente saiu com uma popularidade de 81 por cento, quis ser Embaixador na ONU. Alegação: esse órgão funciona nos EUA, mas nada a ver. A Suprema Corte "fulminou" a pretensão.
Aproveitando, Democratas e Republicanos, por unanimidade, resolveram mudar a linha de sucessão presidencial. Fizeram como no Brasil, colocaram o presidente da Câmara na frente do presidente do Senado.
Em época de desincompatibilização acontece tudo. Primeira sucessão na Guanabara, Carlos Lacerda não quis passar o cargo ao sucessor eleito, Negrão de Lima. O vice, Rafael de Almeida Magalhães, também não quis. O presidente Alerj, André Guimarães candidato é reeleição como deputado estadual não podia assumir. O cargo então foi ocupado pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Vicente Faria Coelho. Isso 5 de dezembro de 1965, logo depois do golpe.
PS- Genética é isto. O neto de 18 anos de Emerson Fittipaldi, conquistou a Fórmula Renault da Inglaterra. São 15 provas, já foram disputadas 13, ele ganhou 10, ninguém pode alcança-lo.
PS2- Mais genética. Seu irmão de 13 anos (neto mais jovem de Fittipaldi) Já ganhou prova de Kart. Lá mesmo na Europa.
PS3- Inacreditável a derrota da seleção brasileira de Vôlei do Bernardinho contra a Polônia. No quarto set o Brasil fez 21 a 18, parecia garantido o quinto, de desempate.
PS4- A Polônia fez sete pontos seguidos, chegou a 25, continuamos nos 21, não fizemos nenhum. Jamais assisti uma final como essa. A Polônia comemorou com muita elegância, aplaudindo os jogadores do Brasil.
PS5- A seleção feminina de José Roberto Guimarães, venceu ontem o Canadá, 3 jogos, 3 vitórias. Não perdeu nenhum set, passou a segunda fase.
Amanhã, sábado
O discurso eleitoreiro e vergonhoso da presidente Dilma. Apoiando o terrorismo, e confessando: "O Brasil quer entrar para o Conselho se Segurança". Logo depois das barbaridades que "perpetrou", esse Conselho, por unanimidade, condenou o Estado Islâmico e apoiou os bombardeios.