Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Cheiro de chicote no ar faz GDF correr e reiniciar (pela undécima vez) obras da Avenida JK no Gama

Segunda, 22 de setembro
Como são as coisas! O governo do DF não consegue entregar uma obra no prazo. Ops! Não sejamos tão ácidos: ele conseguiu concluir uma. Entregou o elefante branco Mané Garrincha, cumprindo o 'acordado' com a Fifa. Já com obras que servem diariamente a milhares e milhares de brasilienses a incapacidade do GDF é uma coisa gritante. Atrasa tudo. E como atrasa.

No Gama, as obras da Avenida JK, que liga vários setores da cidade (Sul, Oeste, Central, Norte) e tem fluxo intenso de veículos, se arrasta (o governo do DF também). Prometida para 2013, até hoje não foi concluída. Há dias que não havia qualquer presença do governo no local.

A obra —que não é preciso ser engenheiro para verificar que há erros de engenharia— estava abandonada. A sinalização de trânsito não existe até hoje. Uma antiga, e única placa de 'sentido obrigatório',  resiste num dos balões dos 1.300 metros da via. As guias foram pintadas de branco, mas há trechos da avenida sem guias.

Calçadas? Esqueça!

Mas como num passe de mágica, o governo do DF cheirou no ar a presença do chicote. Pois não é que só 'pega na obra' quando sai reportagens nas TVs, nas emissoras de rádio, nos jornais, nos sites, nos blogues? Possivelmente foi informado por seus olheiros que alguma coisa estava para acontecer.

Afinal, a Avenida JK não é nenhum ponto turístico de Brasília, e por isso cheira estranho gente fotografando as "não-obras", o barro no lugar das calçada, os recuos desnivelados com o asfalto dos pontos de ônibus, representando verdadeiras armadilhas para motoristas e pedestres, os abrigos das paradas de ônibus sem serem instalados, o poeirão. Os batentes na única passagem de pedestres que há, o que impedia, por exemplo, um cadeirante se movimentar, atingindo sequer fosse o barro que há no local das calçadas.

Como sentiu o cheiro do chicote no ar, que desceria mais uma vez na descontinuidade das obras, e sabendo que chicotada em véspera de eleições doem muito mais que a anteriores, o governo do DF correu lá, e hoje (22/9) pela manhã colocou alguns poucos homens e três máquinas trabalhando no local. Isso próximo ao Centro Comercial Alternativo, pertinho da Feira Permanente.

Tomara que não tenha sido apenas um simulacro de reinício de obras.

Foto de 16/9/2014 — Observe o 'batente' a ser vencido por algum cadeirante que use essa única faixa de pedestres da Avenida JK. Na segunda foto abaixo, que é desta segunda-feira (22/9), o 'batente' está sendo retirado por um pequeno trator.

Dê um clique sobre as imagens abaixo para ampliá-las.

Foto da manhã de 22/9/2014 — Dá para notar abaixo também o nivelamento do terreno onde, talvez, o GDF, se não vier a suspender novamente as obras, faça a calçada.

Foto de 16/9/2014: Meios-fios banguelos.

Foto de 16/9/2014 — Barro esperando a chuva para tomar o caminho da pista e levar perigo aos motoristas e passageiros.

Foto de 16/9/2014 — Que tal pegar um ônibus nesta parada? Essa coisa aí embaixo é uma 'parada'.

Foto de 16/9/2014 — E essa geringonça abaixo também é parada de ônibus. E a estudante esperando 'confortavelmente' o transporte.

Foto de 16/9/2014 — terminar a obra pra quê?

Foto de 16/9/2014 — Não existe calçadas até hoje (22/9). Muito menos acabamento no canteiro central. Olha o lixo entrando na galeria de águas pluviais.

Foto de 16/9/2014 — Pintaram o meio fio, mas a guia está banguela. E nada de gramado.

Foto de 16/9/2014 — Isso aí embaixo é outra 'parada de ônibus'.

Foto de 16/9/2014 — E isso uma calçada.

Foto de 16/9/2014 — Obras paralisadas há vários dias.

Foto de 16/9/2014 — Pés no barro e preparando a carreira contra a morte no asfalto, pois faixa de pedestres só existe uma nos 1.300 metros da Avenida JK.

Abaixo, o reinício (mais uma vez) de obras na Avenida JK. Nivelando o 'passeio', que não existe, com a faixa de rolamento de veículos. Vídeo da manhã desta segunda, 22 de setembro de 2014.