Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 26 de maio de 2012

Agnelo, há juízes em Brasília

Sábado, 26 de maio de 2012
Do Blog do Sombra
Foto: Google Imagens
Agnelo Queiroz tapeou os 875.612 cidadãos que o elegeram em 2010. Recentemente tentou tapear a Justiça, mas não conseguiu

Em 27 de maio de 2011 postei aqui no blog um pedido de socorro. O apelo não era pessoal, atendia aos anseios de pais e mães de portadores de doenças em minoria que, já naquela época, começavam a sentir na pele que as promessas de campanha não se cumpririam. Todos os brasilienses ainda aguardavam esperançosos o respeito de seu governador recém-eleito. ...
 
Eram passados apenas 4 meses e 27 dias da posse do “Novo Caminho”, eleito pela maioria dos brasilienses, e nada de concreto acontecia. Todos já se sentiam meio tapeados e aqueles que mais necessitam de atenção na saúde – e que haviam acreditado na promessa de que em três meses tudo estaria em funcionamento nesta área – constatavam que tudo o que foi dito em campanha esvaziava-se pelo ralo. Da mesma forma como acontece com os cínicos, corruptos, quadrilhas de colarinho branco e políticos que, para chegarem ao poder, prometem o céu, o mar, a terra. Vendem ainda sonhos que ao serem vistos, ouvidos e lidos no calor de uma campanha política conseguem fazer crer à população que há uma esperança. Em2010, este era o sonho de uma população triste e envergonhada pelas revelações da Caixa de Pandora.
 
No meu pedido de socorro feito naquele dia, lembrei a Agnelo e a seu secretário de Saúde, Rafael Barbosa, uma das coisas que foram prometidas: não iria faltar leite PKU aos fenilcetonúricos. Para quem não sabe, aos portadores da enfermidade, este leite é o mesmo que o ar que respiramos. As crianças vivem na dependência da Secretaria de Saúde do DF, uma vez que este leite não é vendido em nenhum lugar e só pode ser comprado pelo Estado. Confesso que até hoje não sei o motivo que leva um fornecedor a ter um único cliente – O Estado. A alegação é que como os consumidores são em número reduzido e por isso se enquadram em “doentes em minoria” o produto só pode ser vendido para o governo.
 
Mas ao invés de atender ao pedido feito, Agnelo buscou o caminho que entendeu mais fácil: moveu uma ação criminal contra o titular deste blog e tentou tapear também o nosso Judiciário, mas não conseguiu. Ao contrário do que deve pensar Agnelo – há juízes no Tribunal de Justiça do Distrito Federal que não se curvam a quem quer que seja.
 
Enquanto Agnelo tenta buscar sem sucesso o que seria a “reparação de sua honra”, os portadores de doenças em minoria permanecem na mesma situação crítica de sempre. Para os portadores de fibrose cística, por exemplo, estão faltando suplementos e enzimas. Aliás, justamente por isso, o senhor secretário de Saúde terá de se explicar ao Tribunal de Contas do DF. O leite PKU está sempre sob ameaça de faltar nos estoques do GDF; os hemofílicos continuam indignados com o desmonte do Hospital de Apoio; o Hemocentro não fornece a quantidade de remédios necessários; servidores que denunciam continuam a ser perseguidos. E o ainda pior: agora crianças morrem por falta de UTI neonatal, embora no Jornal Hoje exibido ontem o Ministério da Saúde afirme que não falta dinheiro.
 
Apesar disso, não é o que se vê. Os corredores dos hospitais estão a cada dia mais abarrotados como se fossem portas de abatedouros. O caos está instalado e sem qualquer perspectiva de trilhar o tal caminho prometido.
 
Quanto a nós, continuaremos na mesma linha, combatendo o caos instalado na saúde e em quaisquer das áreas onde a população seja tratada com descaso. Leia aqui a sentença
 
Por Edson Sombra

Fonte: Blog do Sombra - com informações do TJDFT / TRE-D