Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 27 de maio de 2012

Estados devem pedir Auditoria Cidadã da Dívida

Domingo, 27 de maio de 2012
Da Sefaz do Piauí
Um dos temas de interesse público tratado durante o V Encontro Regional dos Auditores Fiscais da Fazenda Estadual do Piauí, ocorrido na última quinta e sexta-feira (24 e 25-05), foi como o sistema de pagamento da Dívida Pública está afetando os Direitos Sociais dos brasileiros.
 
Durante o evento, a Coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lúcia Fattorelli, que é uma das maiores especialista sobre o tema na América Latina, ressaltou a urgência de investigar essa dívida, por meio da Auditoria da Dívida Pública, que é um instrumento Constitucional que pode revelar toda a verdade para a sociedade.  “A Auditoria Cidadã da Dívida é uma luta e um movimento social que pretende investigar o endividamento público no país, sou seja, mostrar como que esse processo de endividamento, ao invés de aportar recursos para os Estados e para o país, está funcionando como mecanismo de extração de recursos”, afirma Maria Fattorelli.
 
Ela ainda comenta que o fato do sistema da dívida ser dominado pelo setor financeiro, esse processo é permeado por mecanismos meramente financeiros, que incluem cobranças indevidas, com a taxa de juros sobre juros, dentre outras irregularidades. “Por isso defendemos uma auditoria completa para que essas ilegalidades sejam segregadas e a sociedade tenha que arcar somente com aquela dívida que realmente for devida, e essas partes ilegais e ilegítimas sejam segregadas e revistas”, enfatiza a coordenadora.
 
Se os Estados também realizassem essa auditoria, ela ressalta que seria possível identificar qual a origem dessa dívida, desde o início, quem tomou esses empréstimos, ou seja, fazer um mapeamento da origem da dívida, para depois analisar essa evolução ao longo do tempo, inclusive identificando as elevadas taxas de juros, e finalmente produzir um relatório de auditoria para que, posteriormente, cada Estado possa adotar ações concretas. Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, por exemplo, já formaram comissões especiais nas respectivas Assembléias Legislativas, com o objetivo de obter esses dados sobre a dívida e ainda envolver a sociedade nessa discussão.
 
Maria Lúcia Fattorelli também reconhece a importância do trabalho dos auditores fiscais dos Estados nesse processo. “É um trabalho muito importante, ele pode contribuir com essa importante atuação cidadã, aberta à sociedade, investigando, especialmente, esse processo do endividamento público que, apesar de todos os pagamentos, está travando o país, principalmente, por ser um endividamento público sem contrapartida real, conforme as investigações têm demonstrado”, enfatiza.
 
Durante a palestra de abertura do encontro, ela falou sobre “Dívida Pública-uma questão de Cidadania”. E, no dia seguinte, também ministrou palestra sobre “Análise da Dívida Pública Federal e Estadual-Auditoria da Dívida”. Fattorrelli é auditora Fiscal da Receita Federal aposentada.

União investe 45,05% do orçamento com o pagamento de juros e amortização Dívida