Quinta, 7 de fevereiro de 2013
Gabriela SalcedoDo Contas Abertas
O presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL), gastou, por meio de verba indenizatória, R$ 128 mil com serviços advocatícios de agosto de 2011 a novembro de 2012. O escritório contratado pelo senador foi o Newton e Newton Advocacia, que recebeu mensalmente R$ 8 mil. Contudo, os advogados do escritório, tampouco a assessoria de imprensa do gabinete de Renan, não souberam explicar qual foi a natureza do serviço prestado.
Os advogados associados do escritório, Paulo Azevedo Newton e Sérgio Paulo Caldas Newton, foram procurados pelo Contas Abertas ao longo da semana, mas não informaram a especificidade do contrato realizado entre eles e o senador. “Isso foi há muito tempo, já não me lembro mais direito”, contou Paulo Azevedo.
Apesar da justificativa de Paulo Azevedo estar baseada no tempo, o último pagamento identificado pelo sistema de transparência do Senado foi realizado em novembro de 2012, isto é, apenas 3 meses atrás, sendo que ainda não é possível verificar se houve ou não o pagamento em dezembro.
Já Sérgio Paulo, quando contatado, disse não lembrar se seu escritório havia trabalhado para Renan Calheiros e, como não estava em seu local de trabalho, não poderia confirmar.
Leia a íntegra no Contas Abertas