Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Back door

Quarta, 10 de junho de 2013 
Do Blog do Mino – Quid Novi
Back door I
10/07/201308:20

Os cabos submarinos que conectam o Brasil com o mundo são controlados por três países, Estados Unidos, China e França que por sua vez tem nas grandes empresas Cisco Systems e Juniper Networks (americanas), Alcatel (francesa), Huawei e ZTE (chinesas) o controle de 90% do trafego da comunicação de dados/voz e o acesso da internet brasileira que usam equipamentos (roteadores e switches) destas mesmas empresas, sem contar que todas as operadoras de telefonia usam o mesmo sistema.

A novidade que pode explicar como o Brasil é espionado pelos serviços de inteligência dos Estados Unidos era o desconhecido “back door”, ou seja, a porta dos fundos, instalados nestes aparelhos garantidos por lei americana, CALEA, (Comumunications Assistance for Law Enforcement Act) exigindo que as empresas mantenham está porta dos fundos acessível a qualquer tempo.

Back door II
10/07/201308:18 

Os grandes bancos brasileiros executam, enviam e monitoram suas transações financeiras com total dependência de quatro empresas americanas, IBM com o programa CICS e Websphere, HP com o programa Openview, CA Technologies com o programa Introscope e BMC com o programa Control-M.

O Banco Central do Brasil, que comanda todas as operações financeiras e bancárias do país em especial os bancos públicos, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil são controlados pelos softwares criados também por empresas americanas. Teriam esses programas que controlam as transações bancarias de milhões de brasileiros instalados os tais o back doors? Estariam os sigilos bancários dos brasileiros também sob a vigilância dos americanos?

Estas respostas só a NSA pode dizer.