Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 5 de junho de 2019

Brasília terá prêmio Marielle Franco

Quarta, 5 de junho de 2019

================

Projeto do Distrital Fábio Felix foi aprovado na CLDF. Prêmio tem objetivo de homenagear defensores de direitos humanos.

Ações da sociedade civil em prol da promoção de direitos e da cidadania agora serão premiadas anualmente pela Câmara Legislativa do Distrito Federal. Foi aprovado Projeto que institui o Prêmio Marielle Franco. A iniciativa é de autoria do deputado Distrital Fábio Felix.

Para o presidente da Comissão de Direitos Humanos da CLDF, mais do que nunca, é imprescindível valorizar iniciativas que colaboram para a “construção de uma sociedade mais plural, tolerante e inclusiva”. 
O Prêmio Marielle Franco de Direitos Humanos será concedido em sessão solene realizada anualmente, na primeira quinzena de março, por ocasião do Dia Internacional da Mulher e da data de execução da ex-vereadora carioca. Aos premiados serão concedidos diplomas e medalhas de honra ao mérito.

Por se tratar de uma Resolução, a matéria passa a vigorar imediatamente. A iniciativa destaca o compromisso da Câmara Legislativa do Distrito Federal com a defesa dos direitos fundamentais da pessoa humana. Marielle Franco trabalhou na Coordenação da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Sua atuação em movimentos sociais e no mandato como vereadora foi centrado na defesa dos direitos das mulheres, da população vulnerável e periférica. No dia 14 de março de 2018, Marielle Franco foi brutalmente assassinada e até hoje o crime não foi completamente elucidado.

Ato de entrega de 365 placas em homenagem a Marielle


------------------------