Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 12 de março de 2020

MPF pede informações sobre suposta mudança de nome da escola municipal Darcy Ribeiro pra SGT.PM Antonio Carlos de Oliveira Moura

Quinta, 12 de março de 2020
Do MPF
Procurador reiterou recomendação para garantir gestão democrática do ensino público no município de Araruama
imagem de um quadro negro escrito a palavra educação em giz.
crédito: Secom
O Ministério Público Federal (MPF) oficiou a Prefeitura de Araruama, a Câmara dos Vereadores e o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação pedindo informações sobre a suposta troca de nome da escola municipal Darcy Ribeiro pra SGT.PM Antonio Carlos de Oliveira Moura. O procurador da República Leandro Mitidieri, quer que seja esclarecido se a troca ocorreu por lei municipal ou por ato infralegal, apresentando assim fundamentos e os respectivos atos comprobatórios. O MPF também quer saber - se confirmada a troca do estabelecimento educacional - se ela se deu após consulta prévia aos alunos, famílias e profissionais de educação envolvidos, tudo com base no art. 3o, inc. III e VIII, da Lei 9.395/96 - Lei de Diretrizes e Bases. O prazo fixado pelo procurador para esclarecimentos é de 10 dias.
O MPF já recomendou às secretarias de educação de seis municípios da Região dos Lagos, que atuassem com o objetivo de evitar as intimidações a professores e alunos decorrentes de divergências político-ideológicas. O procurador Leandro Mitidieri ressaltou que um ensino e uma aprendizagem efetivamente plurais somente podem se desenvolver em um ambiente de liberdade de ideias e de respeito à diversidade, garantindo os princípios constitucionais e demais normas que regem a educação nacional, sobretudo quanto à liberdade de aprender, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte, o saber e de concepções pedagógicas. No despacho, o MPF reiterou a recomendação, enviada em abril do ano passado. 

O ofício teve como base uma notícia propagada nas redes sociais que informava que o nome da instituição teria sofrido uma alteração para se transformar-se em um colégio militarizado. A escola, que anteriormente levava o nome do antropólogo, escritor e político brasileiro Darcy Ribeiro, teria mudado para sargento PM Antônio Carlos Oliveira de Moura. O estabelecimento fica localizado na Praça do Hospício, no município de Araruama.