Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 11 de março de 2020

Música e Poesia nas Escolas: Paulim Diolinda e Zemi­guel Rodrigues incentivam o debate pe­dagógico sobre o processo de compor

Quarta, 11 de março de 2020
Do Portal Gama Cidadão
Israel Carvalho  11 de março de 2020
Nesta quinta-feira (12/03), o projeto Música e Poesia nas Escolas chegará ao Centro de Ensino Médio 2 (CEM 2 –  Edifício Phenícia, Soe Q 15, 69 – Ponte Alta Norte do Gama), ás 16h30 e 21h. O projeto é concebido e estruturado a partir da produção poética de Paulim Diolinda, que explica seu fazer literário e depois, por meio do parceiro, o cantor Zemiguel Rodrigues (que assina a maioria das composições), os poemas são interpretados como canções. Tudo com a participação especial do músico Jairo Mendonça e da poeta Claudia Martins.  Música e Poesia nas Escolas é patrocinado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do GDF, por meio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF). 
“Objetivamos  incentivar nas escolas do Gama o debate pe­dagógico sobre o processo de compor. Gostamos muito do resultado obtido no início do projeto em 29 de novembro do ano passado no Centro de Ensino Médio Integrado (CEMI) e no Centro de Ensino Médio 3 do Gama (CEM 3)”, revela Paulim Diolinda.

Paulim Diolinda

Poeta, compositor e dramaturgo, tem sua inspiração fecundada pela riqueza e punjança  cultural  de Olinda (PE), sua terra natal. Recentemente produziu o CD Paulim Diolinda Noutros Cantos onde regis­ trou canções em parcerias  com Zemiguel Rodri­gues, Jairo Mendonça e outros, cantadas por uma gama de bons intérpretes.

Zemiguel Rodrigues

Cantor e compositor versátil! De origem pobre lá do sertão do Piauí, hoje reside em Goiânia desde 1979 onde distribuí sua arte para todo Brasil. Gravou o pri­meiro CD Flor do Brasil, com participação de vários músicos. Em parceria com Paulim Diolinda fez o se­gundo intitulado Paulim Diolinda Noutros Cantos e está em andamento o terceiro; NA FLOR DA ESTRADA!

O projeto 

O projeto valoriza uma figura fundamental para o desenvolvimento e a própria existência da música, o responsável pela criação, inovação, detentor dos direitos autorais que muitas vezes é esquecido pela mídia e sociedade, prevalecendo os intérpretes que levam ao grande público a criação do compositor.


Zemiguel Rodrigues (violão) e Paulim Diolinda. Foto: Kacau Machado
Zemiguel Rodrigues, Jairo Mendonça e Paulim Diolinda. Foto: Kacau Machado
Zemiguel Rodrigues, Paulim Diolinda, Claudia Martins e Jairo Mendonça, Foto: Kacau Machado

Informações: (61) 98112-6963
Da redação do Gama Cidadão – 11/03/2020