Segunda, 14 de setembro de 2015
Ana Cristina
Campos - Enviada Especial da Agência Brasil/EBC*
O vice-presidente da República, Michel Temer, inicia hoje
(14) viagem oficial a Moscou e a Varsóvia, na Polônia, que vai até o dia 17.
Ele lidera uma comitiva de ministros e empresários com o objetivo de aprofundar
as relações de cooperação e comércio com os dois países. O vice-presidente
também vai cumprir agenda política com autoridades russas e polonesas.
Nesta segunda-feira, em Moscou, Temer se reúne com o
presidente da Duma (Câmara Baixa do Parlamento russo), Serguei Naryshkin.
Depois, a comitiva visita o Pavilhão do Brasil na World Food Moscow 2015, a
principal feira de alimentos, bebidas e agronegócios da Rússia.
Segundo a assessoria da Vice-Presidência, integram a
comitiva oficial os ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia
Abreu; da Defesa, Jaques Wagner; de Minas e Energia, Eduardo Braga; do Turismo,
Henrique Eduardo Alves; da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho, da Secretaria
dos Portos, Edinho Araújo, e da Aviação Civil, Eliseu Padilha. Kátia Abreu e
Jaques Wagner chegam amanhã (15).
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio
Exterior, Armando Monteiro, cancelou a viagem pelo fato de o ministro russo da
Indústria e Comércio ter viajado e desmarcado a agenda de encontros, de acordo
com a assessoria de imprensa da pasta.
Os deputados Ricardo Barros (PP-PR), relator da proposta
do Orçamento Geral da União para 2016, e Fábio Ramalho (PV-MG) completam a
comitiva.
O vice-presidente, os ministros e empresários participaram
de reunião fechada agora de manhã para acertar os últimos detalhes da 7ª
Reunião da Comissão de Alto Nível (CAN) Brasil-Rússia.
Amanhã, Temer se reúne com a presidenta do Conselho da
Federação da Rússia (Câmara Alta do Parlamento russo), Valentina Matvienko.
Após o encontro, está prevista declaração à imprensa. No fim da tarde, o
vice-presidente participa do encerramento do Fórum Empresarial Brasil-Rússia.
Temer encerra a visita a Moscou na quarta-feira (16)
quando vai presidir a 7ª Reunião da Comissão de Alto Nível Brasil-Rússia, ao
lado do primeiro-ministro Dmitri Medvedev. O encontro termina com assinatura de
ato, seguida de declaração à imprensa. Criada em 1997, a CAN é a mais alta
instância de negociação entre os dois países. Nessa reunião, deverão ser
tratados temas de cooperação econômico-comercial, energia, defesa,
agropecuária, ciência e tecnologia e espacial.
Em Varsóvia, na quinta-feira (17), último dia da viagem,
Temer se reúne com o presidente polonês, Andrzej Duda, com a primeira-ministra,
Ewa Kopacz, e com o ministro dos Negócios Estrangeiros da Polônia, Grzegorz
Schetyna. Também participa do Foro Empresarial Brasil-Polônia, apoiado pela
Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
A missão empresarial conta ainda com representantes da
Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), da
Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos,
Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios e da Associação Brasileira de
Energia Solar Fotovoltaica.
World Food Moscou
Empresas dos setores de carnes, frutas e cereais
participam da World Food Moscow. A Apex-Brasil organizou a presença de 20
empresas na feira, em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias
Exportadoras de Carne (Abiec) e da Associação Brasileira de Proteína Animal
(ABPA).
Segundo a Apex-Brasil, a comitiva brasileira é formada
principalmente por empresas do setor de carnes, principal produto exportado
pelo Brasil para a Rússia. No ano passado, as companhias nacionais que
participaram da feira tiveram um resultado de U$ 114 milhões entre negócios
imediatos e realizados ao longo dos 12 meses seguintes.
Segundo o gerente de Exportação da agência, Christiano
Lima Braga, a expectativa para este ano é, no mínimo, alcançar o mesmo valor de
negócios da feira de 2014. “Queremos consolidar nossa presença no mercado russo
e prospectar novas oportunidades para aumentar o fluxo de comércio. Há grande
potencial para café especial, produtos gourmet orgânicos, chocolates e
confeitos, por exemplo. Dos 76 setores com que a Apex trabalha, 12 têm a Rússia
como mercado-alvo”, disse Braga.
“A Rússia é um mercado estratégico para a Apex-Brasil que,
desde 2010, mantém um escritório em Moscou, com o objetivo de aproximar
empresas brasileiras e russas e facilitar a exportação de produtos e serviços e
a atração de investimentos ao Brasil”, afirmou, em nota, o presidente da
agência, David Barioni Neto.
O vice-presidente de aves da ABPA, Ricardo Santin,
destacou que as empresas exportadoras estão de olho em novos negócios com o
mercado russo em meio a um cenário de real desvalorizado e de incertezas sobre
o ritmo de desaceleração da economia chinesa.
Santin lembra que o embargo da Rússia à importação de
produtos agropecuários dos Estados Unidos e de países europeus desde agosto do
ano passado abriu oportunidades para o Brasil entrar e consolidar sua posição
no mercado russo.
Atualmente, segundo a ABPA, a Rússia é a maior importadora
de carne suína do Brasil, com 45,9% do total exportado pelo país em 2015. Em
aves, ocupa a sétima posição, com 2,3% do total.“Foram 157 mil toneladas de
carne suína enviadas para a Rússia de janeiro a agosto”, disse Santin.
Comércio
A Rússia e a Polônia fazem parte de um grupo de 32 países
considerados prioritários pelo Plano Nacional de Exportações. No ano passado, o
Brasil exportou US$ 3,8 bilhões e importou US$ 3 bilhões, alcançando um superávit
de US$ 800 milhões na balança comercial com a Rússia, segundo a Secretaria de
Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio
Exterior. As carnes bovina, suína e de frango representaram 63,5% do total das
vendas brasileiras para o mercado russo.
De acordo com o ministério, em 2014 o Brasil exportou US$
484 milhões, em sua maioria produtos básicos, para a Polônia e importou US$ 665
milhões, principalmente manufaturados. “A Polônia tem forte compra de minério e
de soja e a possibilidade de atração de investimentos e aquisição de autopeças,
café, produtos químicos, entre outros. A meta é diversificar a pauta
exportadora e prospectar novas oportunidades, independentemente do câmbio e da
situação da economia”, informou o gerente de Exportação da Apex-Brasil.
Segundo a Vice-Presidência, a Polônia tem interesse
crescente na aquisição de novas aeronaves da Empresa Brasileira de Aeronáutica
(Embraer) e comprou 25 jatos entre 2010 e 2012.
* A repórter viajou a convite da Apex-Brasil