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(Millôr Fernandes)

domingo, 23 de outubro de 2016

Resistência: Alunos do DF ocupam escolas para serem ouvidos sobre mudanças na educação

Domingo, 23 de outubro de 2016
Yara Aquino - da Agência Brasil
Em reação à medida provisória MP 746/2016 que reforma o ensino médio e a Proposta de Emenda à Constituição 241, que impõe um limite aos gastos públicos pelos próximos 20 anos, estudantes realizam ocupações em escolas pelo país. Em todo o país, 1.016 escolas estavam ocupadas até a noite de sexta-feira (21), de acordo com a União Brasileira dos Estudantes (Ubes).

No Distrito Federal, pelo menos duas escolas e cinco institutos federais estão nessa situação, segundo a Ubes. Os estudantes do DF das instituições ocupadas conversaram com a Agência Brasil e disseram que é precisar melhorar o ensino média, mas dizem que alunos, professores e funcionários de escolas e institutos federais precisam ser ouvidos antes dessas mudanças mudanças serem implementadas. Quanto à PEC 241, dizem que vai reduzir os investimentos na educação.


Uma delas é o Centro de Ensino Médio 304 de Samambaia (CEM 304), que está ocupada pelos estudantes desde a quarta-feira (19). Cerca de 130 pessoas participam diariamente das atividades de mobilização no centro de ensino, de acordo com a organização do movimento. A jovem Tainara Almeida, 18 anos, aluna no 3°ano do ensino médio da escola é uma delas e diz concordar que é preciso melhorar o ensino médio, no entanto, ela reclama que houve falta de diálogo com os estudantes sobre a reforma.

“Existe problema no ensino médio e não é de agora, mas a grande questão é que ninguém veio conversar com os estudantes, com os professores, com a comunidade, que são os principais atingidos. Isso é preciso ser discutido nas escolas e não por quem não utiliza o ensino público. Nosso principal objetivo é sermos ouvidos e que possam, acima de tudo, dialogar com a gente.”, disse.

Fim de disciplinas
Também concluinte do ensino médio no CEM 304, Mariana Benigno, 16 anos, diz estar preocupada com a retirada de obrigatoriedade de disciplinas do curriculum prevista na medida provisória da reforma do ensino médio. “O governo estava usando a reforma do ensino médio para torná-lo mais atraente, mas não vemos isso. Querem tirar matérias que nos fazem pensar, que fazem a gente conhecer as correntes ideológicas e as políticas”.

Mariana também disse considerar que a PEC 241 vai comprometer os investimentos na educação. “A demanda por recursos vai crescer e o dinheiro que está sendo investido hoje não vai dar conta da demanda”, disse.

Para Mariana, a reforma do ensino médio deve garantir um cronograma mais flexível e melhorar a estrutura das escolas.

Enem
No último dia 19, o ministro da Educação, Mendonça Filho, disse que a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deve ser cancelada nas escolas ocupadas, caso elas não estejam liberadas até o dia 31 de outubro. É o caso do CEM 304 de Samambaia. Segundo Tainara e Mariana, o movimento avalia a possibilidade de desocupar a escola durante os dias de aplicação da prova do Enem.

No campus de Riacho Fundo do Instituto Federal de Brasília (IFB), a ocupação começou na segunda-feira (17). Acampados em barracas no pátio da instituição, os estudantes têm um calendário diário de atividades que inclui debates, aulões e oficinas.

O aluno do curso técnico em hospedagem no IFB do Riacho Fundo, Diego, 18 anos, pediu para ser identificado apenas pelo primeiro nome e relatou que também considera que as mudanças proposta deveriam ter sido discutidas com os estudantes, professores e a comunidade escolar. Ele diz que a ocupação no instituto federal vai continuar por tempo indeterminado. “Começamos a ocupação e fizemos três assembleias para conscientizar estudantes e servidores e mostrar o que tínhamos de propostas. A gente vai continuar a ocupação por tempo indeterminado”, disse.

Colega de Diego no curso técnico de hospedagem, Thaís, de 16 anos, também preferiu não revelar o sobrenome e critica a proposta de ampliar a carga horária do ensino médio. “A gente não concorda porque os dados não batem, querem colocar um teto nos recursos que irão para a educação e saúde e aumentar a carga horária de todas as escolas, mas a maioria delas não têm estrutura para isso”, disse.

Para Thaís, a reforma no ensino médio até deve ser considerada, mas antes é preciso ouvir os estudantes sobre as mudanças necessárias e direcionar mais recursos para a educação. “É considerável que aconteça essa reforma no sentido de direcionar para um curso profissionalizante, para as áreas de humanas ou exatas, mas não houve debate com os alunos para saber o que era melhor e, com cortes de gastos, não vai funcionar”, disse a estudante.

Ministro
Em declaração recente, o ministro da Educação, Mendonça Filho, rebateu críticas de falta de diálogo na reforma no ensino médio. Segundo ele, a discussão em torno do tema é feita desde 1998. "Eu acho um absurdo falar em precarização, não tem como encarar esse contexto trágico [do atual ensino médio] e ficar olhando a banda passar. Tem que agir e estamos agindo na urgência e na relevância que o assunto merece. Quem quer discutir, participa de audiência pública no Congresso Nacional e até de protestos, mas não pode impedir quem quer se submeter à prova do Enem", disse Mendonça.

Em posicionamento divulgado nos últimos dias pelo Ministério da Educação, o ministro Mendonça Filho, defendeu a PEC 241 dizendo que o teto de gastos proposto reforça o compromisso do governo com o equilíbrio das contas públicas, além de garantir a governabilidade econômica. No último dia 6, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse que a PEC preservará a saúde e a educação, sem retirar direitos dessas áreas.

Mudanças no Ensino Médio
Com a Medida Provisória do Ensino Médio, a intenção é que o ensino médio tenha, ao longo de três anos, metade da carga horária de conteúdo obrigatório, definido pela Base Nacional Comum Curricular, ainda em discussão. O restante do tempo deve ser flexibilizado a partir dos interesses do próprio aluno e das especificidades de cada rede de ensino no Brasil. Os alunos poderão escolher seguir algumas das seguintes trajetórias: linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas.