Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 29 de outubro de 2016

Espécies animais ameaçadas de extinção

Sábado, 29 de outubro de 2016
Do Esquerda.Net
A vida selvagem global pode sofrer uma redução até 67%, num período de apenas 50 anos, que termina no final desta década, por causa das atividades humanas, alerta um relatório do Fundo Mundial para a Natureza (WWF).

No relatório divulgado esta quinta-feira é traçado um panorama preocupante e avançadas algumas razões para esta situação que está relacionada com "a perda de habitat, sobre-exploração e degradação".

O documento intitulado Planeta Vivo, indica como as populações humanas estão a subjugar o planeta de uma forma “sem precedentes” na história da Terra, e refere que “as mudanças necessárias se devem centrar na forma como as sociedades se abastecem e alimentam”.


Para a WWF, as populações globais de peixes, aves, mamíferos, anfíbios e répteis registraram decréscimo de 58% no período compreendido entre 1970 e 2012.
Estes dados podem implicar uma redução, em dois terços, das populações globais de animais num período de apenas 50 anos, até 2020.

2020 pode inverter tendência
O documento salienta contudo que o ano de 2020 é igualmente “um ano de grandes promessas”, com o início dos compromissos assumidos no acordo de Paris sobre redução de emissões de gases com efeito de estufa e a obrigatoriedade das primeiras ações ambientais no âmbito do novo plano de desenvolvimento sustentável do planeta.

Estas medidas, conjugadas com o cumprimento dos objetivos internacionais de biodiversidade estabelecidos para 2020, poderão contribuir para garantir as reformas necessárias nos sistemas de produção de alimentos e de energia para proteger a vida selvagem em todo o mundo, sublinha a WWF.