Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 6 de março de 2020

Este é o meu Baêêêêêêaaaa: Fundo de População das Nações Unidas e Esporte Clube Bahia lançam campanha #ZeroViolência contra Mulher

Sexta, 6 de março de 2020
Da ONU Brasil

Jogadores entrarão em campo com meninas e estamparão na camisa logomarca da campanha. Foto: Felipe Oliveira/Clube Bahia
Jogadores entrarão em campo com meninas e estamparão na camisa logomarca da campanha. Foto: Felipe Oliveira/Clube Bahia
Na Semana da Mulher, o Esporte Clube Bahia e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) entrarão em campo. No jogo de sábado (7), pela Copa do Nordeste, as camisas tricolores lançarão a campanha #ZeroViolência contra Mulher, com a logomarca da organização.

Com atuação na defesa dos direitos humanos em países como Moçambique e Vietnã, a holandesa Astrid Bant, representante do UNFPA no Brasil, estará na Arena Fonte Nova para assinar a parceria com o presidente do Bahia, Guilherme Bellintani, e também atenderá a imprensa.

A equipe mais popular do Nordeste foi procurada em função das iniciativas que tem realizado fora dos gramados há três anos.

“O ECB desenvolve ações de promoção dos direitos humanos e considera que o esporte, por meio do futebol, pode ser um espaço catalisador de assuntos de relevância social no país”, assinala o termo de cooperação que será firmado antes da partida, marcada para as 16h.

O Fundo de População da ONU tem em seu mandato a meta de alcançar três zeros até 2030: zero violências ou práticas nocivas contra mulheres e meninas, zero mortes maternas evitáveis e zero necessidades insatisfeitas de contracepção (planejamento familiar). A união com o Bahia aproveita o Dia Internacional da Mulher, celebrado no domingo (8), para dar início a uma série de medidas conjuntas.

Além do uniforme personalizado do time, meninas — em vez de meninos — acompanharão os atletas na entrada em campo e será veiculado material de conscientização a partir de sexta-feira (6) nas mídias sociais e no telão do estádio. O planejamento ainda conta com a realização de oficinas sobre violência de gênero, organizadas pelo UNFPA, para os meninos da divisão de base e os sócios do clube.

O Bahia também se comprometerá a aderir e a divulgar a campanha “Red Card”, co-organizada por agências da ONU e pela FIFA, durante 2020. Temas como racismo, homofobia e outras formas de preconceito podem ser abordados pela parceria ao longo da temporada.
=========
O Gama Livre, cujo editor é torcedor do Baêêêêêêaaaa, sugere a leitura de:

Bahia de todas as cores, classes, crenças e gêneros: o olhar do El Pais sobre o clube mais popular do Nordeste, pioneiro em ações afirmativas

-------------