Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Começa nesse sábado a Semana da Mobilidade 2016! Experimente a cidade a pé, de bike ou transporte coletivo

Sexta, 16 de setembro de 2016
De


 

Experimente a cidade a pé, de bike ou transporte coletivo

 

A semana da mobilidade de 2016 promete ser das mais movimentadas que Brasília já viu! A programação está recheada de atividades, ocupando as cidades do DF e valorizando as pessoas e os espaços públicos. Confira a agenda e nos encontre nas ruas nos próximos dias! Tem Pimp My Bike na Estrutural, Cine Pedal no Museu Nacional, ocupação do Setor Comercial Sul, papo cabeça com holandeses e muito mais!
 
As ações do Dia Mundial Sem Carro começaram na França em 1997 e se espalharam por centenas de cidades na Europa. No Brasil, desde 2003 várias cidades vêm aderindo a campanha. A data, celebrada mundialmente em 22 de setembro, tem o objetivo de provocar a sociedade para uma discussão sobre nosso sistema e nossas escolhas de mobilidade.

Como nos tornamos tão dependentes do transporte individual motorizado? O que podemos fazer para nossas cidades se tornarem amigáveis a outras formas de deslocamento mais sustentáveis, eficientes e seguras? 

A Política Nacional de Mobilidade Urbana completou quatro anos e desde o ano passado transporte passou a ser considerado um direito na Constituição. O que falta para saírem do papel?

Em Brasília o Plano Diretor de Transporte Urbano precisa ser atualizado e também colocado em prática, já que a cidade continua a ser desenhada para incentivar o uso do automóvel.

Em termos de mudança climática, o inventário de emissões de gases de efeito estufa divulgado pelo próprio GDF recentemente mostra que 49% das emissões são originadas pelo setor de transporte aqui no DF, muito acima da média nacional, o que deveria orientar o GDF a justamente desincentivar e não incentivar o uso do automóvel com obras milionárias.

Para que Brasília seja a capital de todos os brasileiros, e não apenas um grande estacionamento a céu aberto, precisamos começar a mudar hoje nosso comportamento, nossas prioridades e nossa cidade. Contamos com vocês nessa jornada. De preferência, de bicicleta.