Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 27 de janeiro de 2013

GDF: Um sistema integrado de transporte que não integra o trabalhador

Domingo, 27 de janeiro de 2013
O chamado Sistema Integrado de Transporte entrou recentemente, inclusive com grande campanha publicitária, em operação no DF. Mas nos dias úteis só funciona das 8 às 17 horas. Incrível, esse horário chega a ser uma burrice, pois se o interesse é garantir um transporte de boa qualidade, tal horário pouco adianta. O trabalhador, que entra no serviço normalmente às 8 horas, não pode deixar para pegar o ônibus em Taguatinga, por exemplo, somente neste horário (8 horas). Se deixar para fazer isso, pegará o ônibus mas perderá o dia de trabalho, ou, provavelmente, o emprego.

Se o trabalhador for pedir ao patrão para sair não às 18 ou 19 horas, mas às 17 horas, será substituído rapidinho no trabalho.

Segundo o deputado distrital Robério Negreiros (PMDB), o sistema, com o atual horário, não atende sequer 4 por cento dos trabalhadores que têm emprego no Plano Piloto, mas moram em outras regiões administrativas do DF.

O deputado, que é presidente da Comissão de Transporte Público da Câmara Legislativa, encaminhou requerimento ao secretario de Transporte do DF, solicitando que o sistema funcione das 6 às 19 horas, o que beneficiaria um maior número de trabalhadores.

Vamos ver se pelo menos isso o governo do DF consiga colocar para funcionar bem. Seria conveniente que o sistema funcionasse até às 20 horas. Aí sim, atenderia aos trabalhadores que retornam as suas casas.