Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 9 de abril de 2021

GDF: Propaganda oficial descumpre normas de proteção à Covid.

Sexta, 9 de abril de 2021
Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna



Especialistas em Saúde e em Comunicação criticam campanha publicitária lançada pelo GDF em que nenhum dos protagonistas aparece portando máscaras. O mau exemplo cívico e sanitário e a possibilidade de transmitir ideia falsa de normalidade são os equívocos apontados na propaganda.


Por Chico Sant’Anna

Imagine uma propaganda governamental onde os protagonistas dirigem um carro em alta velocidade, desrespeitam as normas de trânsito, não usam cinto de segurança e crianças pequenas estão a bordo, no banco da frente, sem proteção das cadeirinhas obrigatórias. Inadmissível, não é? Pois o Governo do Distrito Federal colocou no ar uma campanha sobre as obras de urbanização de Vicente Pires em que todas as pessoas que nela aparecem não respeitam as normas legais de prevenção à Covid-19, notadamente sem usar máscaras protetoras.

A propaganda vai ao ar no momento em que o Distrito Federal registra 355.327 casos de Covid-19, sendo 6.772 em Vicente Pires, onde 142 moradores da cidade vieram a falecer vítima da covid-19. Em todo o DF, onde há uma enorme fila de espera por leitos de UTI, 6.621 óbitos foram registrados até o dia 8 de abril.

É bom lembrar que além de norma federal determinando o uso de máscaras, o governador Ibaneis Rocha, em março de 2020, editou o decreto nº 40831 que, logo no seu primeiro artigo, estabelece: