Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 9 de abril de 2021

ONU: Pesquisa brasileira apoiada pela OPAS aponta efetividade da Coronavac contra nova variante da COVID-19

Sexta, 9 de abril de 2021

Da ONU Brasil

Um estudo feito no estado do Amazonas pelo grupo Vaccine Effectiveness in Brazil Against COVID-19 (Efetividade de vacina contra COVID-19 no Brasil, VEBRA COVID-19, na sigla em inglês) mostrou que a vacina Coronavac tem efetividade de 50% na prevenção de adoecimento pelo vírus após 14 dias da primeira dose.

A pesquisa, apoiada pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), envolveu 67.718 trabalhadores de saúde residentes no município de Manaus. 

O estudo foi o primeiro a avaliar a efetividade da Coronavac em locais onde há predomínio da variante P.1.

Essa variante do coronavírus SARS-CoV-2 (causador da COVID-19), também conhecida pelo nome B.1.1.28.1, foi identificada pela primeira vez no Amazonas.
Coronavac previne doença provocada pela variante P.1 da COVID-19Foto | Zambranas/OPAS/OMS

Até o dia 24 de março, foi notificada por outros 14 países da região das Américas: Argentina, Aruba, Canadá, Chile, Colômbia, Guiana Francesa, Guadalupe, Martinica, México, Peru, São Martinho, Estados Unidos da América, Uruguai e Venezuela.

O trabalho do grupo VEBRA envolve pesquisadores e servidores das Secretarias de Saúde dos Estados do Amazonas e de São Paulo e das Secretarias Municipais de Saúde de Manaus e de São Paulo, com colaboração da Fundação de Vigilância em Saúde do Estado do Amazonas, além da OPAS.

Os dados apresentados são preliminares, tendo em vista que ainda está em andamento a coleta de informações relativas à análise final de efetividade – ou seja, após 14 dias da aplicação da segunda dose da vacina.

Posteriormente, o grupo avaliará a efetividade da Coronavac e da vacina Astrazeneca/Oxford em pessoas idosas nos municípios de Manaus, Campo Grande e São Paulo, bem como no estado de São Paulo.

A Coronavac é uma vacina criada na China (Sinovac) e produzida no Brasil pelo Instituto Butantã.