Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Bonde da Propina: "Não queremos PIZZA. Queremos PUNIÇÃO!"

Sexta, 7 de outubro de 2016
Esta 'paciente' acima ficou a tarde toda na maca, mas estava consciente. A saúde pública no DF é que entrou em coma, não consegue sequer vaga em UTI. Nem mesmo maca nos corredores.

Houve protesto na tarde desta quinta (6/10) na frente da Câmara Legislativa do DF. Entidades da sociedade civil protocolaram meia dúzia de novas representações contra os deputados que integram a Mesa Diretora, e que foram afastados por determinação da Justiça.

São eles: Celina Leão (PPS), presidente da Mesa Diretora da Câmara, Raimundo Ribeiro (PPS), Júlio César (PRB) e Bispo Renato Andrade (PR). Além desses quatro integrante da Mesa, há Cristiano Araújo (PSD). Todos os cinco alvos da Operação Drácon.

A distrital Liliane Roriz, do PTB, e que renunciou ao cargo de Vice-Presidente da CLDF, também foi alvo de nova representação. Ela detonou o Bonde da Propina, divulgando gravações em que distritais estariam tratando de “projeto” de repartição de propina gerada por emenda parlamentar que deslocou dinheiro da Educação para pagamento de serviços de UTIs prestados por empresas particulares.

Ficou clara a revolta, a indignação, dos manifestantes. Mas nem por isso deixou de ser um protesto com toques de humor e ironia. Houve até uma ‘paciente’ de maca. A toda hora se queixava de ‘dores’ e do descaso com a saúde pública, e pedia para ‘não morrer’. Tinha medo de morrer ali fora da portaria central da CLDF. Apesar dos apelos, ela foi barrada. E ficou ‘sofrendo’ ali. Mas para quem sofre em cima de uma maca nos corredores de hospitais, isso quando consegue entrar, aquela tarde no sol e vento na frente da Câmara não significou sacrifício algum. 

Barrados na Casa do Povo

Dos manifestantes, só um reduzido grupo conseguiu entrar no prédio da Câmara Legislativa para entregar as representações. A presidente da ONG Adote Um Distrital, Jovita Rosa, o presidente do Psol-DF, Toninho, outro dirigente do partido, o jornalista Chico Sant’Anna, a organizadora do protesto, Janaína Braga, promotora de eventos, e mais algumas poucas pessoas.

As novas representações foram contra os quatro deputados da Mesa Diretora, mas que se encontram afastados por decisão da Justiça do DF, contra Liliane Roriz, e também contra o distrital Cristiano Araújo. Eles são acusados de serem passageiros do Bonde da Propina. As representações foram apresentadas pelo Adote Um Distrital e pelo Psol-DF.

Causou desconforto, desconfiança e também indignação aos manifestantes, o fato de que nenhum dos 24 deputados participou do ato.

Veja a seguir fotos e um vídeo do protesto.

Clique nas imagens. 

Sabores da pizza

Pizza, não. Queremos punição!

O protesto de quem perdeu o marido.

Essa pizza abaixo azedou os demais sabores. Precisou um pizzaiolo para salvar os outros. Pelo menos por agora.

Essa pizza não estava na Mesa, mas foi jogada no Bonde pela pizza acima.

A 'paciente' da foto abaixo não estava apenas protestando. Ela é também uma das vítimas da corrupção que sangra a saúde pública e mata crianças, jovens, idosos.

Não houve qualquer dificuldade para a mulher representar uma paciente vítima da corrupção. Ela é também uma verdadeira vítima do sistema público de saúde do DF.