Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Geddel é conduzido pela PF após pedido de prisão preventiva do MPF

Sexta, 8 de setembro de 2017
Deu em A Tarde
Geddel deixou o prédio no banco traseiro da viatura - Foto: Reprodução | TV Bahia
Geddel deixou o prédio no banco traseiro da viatura
Reprodução | TV Bahia
O ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) foi levado por policiais federais do apartamento no condomínio Pedra do Valle, que fica na rua Plínio Moscoso, no Jardim Apipema, em Salvador, onde ele mora. A condução do político baiano acontece após o pedido de prisão preventiva do Ministério Público Federal (MPF).

O peemedebista saiu do edifício sentado no banco traseiro da viatura da PF logo depois de agentes chegarem em seu imóvel.  Pessoas que estavam na rua comemoraram a ação: "Vai para a Papuda".  Um vendedor ambulante, que estava na rua, foi convidado a acompanhar o trabalho da PF. 
Com blusa branca, Geddel cobriu o rosto com o braço (Foto: Reprodução | TV Bahia)

Alguns agentes continuaram no prédio. A PF ainda não se pronunciou sobre o intuito da ação, que acontece após a apreensão de R$ 51 milhões em um apartamento que seria ligado a Geddel.

De acordo com a PF, foram encontradas digitais do ex-ministro nas caixas e malas que guardavam a fortuna dentro do imóvel.

Além disso, o empresário Sílvio Silveira, proprietário do apartamento, confirmou que emprestou o local para Geddel. Em depoimento na PF, ele disse que achava que o político iria guardar objetos do seu pai, que morreu recentemente. 
Policiais federais chegaram no início da manhã no prédio onde Geddel mora (Foto: Reprodução | TV Bahia)

A origem do dinheiro é desconhecida, mas a PF desconfia que seja oriundo de pagamento de propina. Essa foi a maior apreensão de dinheiro em espécie feita pela Polícia Federal.

Geddel foi preso em julho durante a Operação Cui Bono, que investiga fraude na Caixa Econômica Federal no período em que o político baiano era vice-presidente de Pessoa Jurídica da instituição, entre 2011 e 2013.