Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 7 de setembro de 2020

#Covid19 – Denúncias de corrupção na Saúde do DF noticiadas internacionalmente

Segunda, 7 de setembro de 2020
Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna


Com declarações dos distritais Reginaldo Veras (PDT) e Arlete Sampaio (PT) e do membro do Conselho de Saúde do Plano Piloto, Rubens Bias, e informações de Ibaneis Rocha – que não concedeu entrevista -, a reportagem intitulada Diputados en Brasilia piden investigar gestión de la pandemia informa as irregularidades até agora levantadas e a decisão da CLDF em criar a CPI para apurar as irregularidades, sanar erros e apontar os responsáveis, pelo suposto desvio de R$ 30 milhões.

Por Chico Sant’Anna

Quem diria, o governador Ibaneis Rocha – com o “R” bem aspirado e o “ch” com som de “tcha” virou notícia em toda a América Latina pelo sinal da Televisión del Sur – Telesur. Mas não foram as imagens das belezas arquitetônicas, nem mesmo o colorido das flores de Ipês, que los hermanos assistiram da Argentina ao México. O assunto de el Districto Federal de Brasil – existe um outro Distrito Federal no México – que chamou a atenção do noticero Edición Central foram as denúncias de corrupção na compra de equipamentos e suprimentos para o combate à Covid-19 – revelados pela revelado pela Operação Falso Negativo – e a intenção da Câmara Legislativa do DF em instalar uma comissão parlamentar de inquérito, a CPI do Falso Negativo, proposta pelo distrital Leandro Grass (Rede).

A reportagem de 3’14” de duração, foi elaborada pela repórter Nayá Tawane, da equipe do Jornal do Brasil de Fato, conveniado com a Telesur para a produção jornalística em Brasília e em outros Estado. O telejornal, em espanhol, é transmitido via o satélite NSS (New Skies Satellite) 806, para toda a América, Europa Ocidental e Norte da África. Aqui em Brasília, ele costuma ser exibido às 21h pelo Canal Cidade Livre, a TV Comunitária do DF, sintonizada no canal 12 da Net. (A emissora está reorganizando sua grade de conteúdos e é possível que ele venha ter outro horário de veiculação.)