Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 23 de novembro de 2013

Ingresso de Eliana Calmon é comparável à filiação de Marina ao PSB

Sábado, 23 de novembro de 2013




Do site baiano PolíticaLivre


Foto: Agência Brasil

Ex-corregedora nacional de Justiça deve turbinar candidatura do PSB ao governo
Guardadas as proporções, o anúncio da filiação da ministra Eliana Calmon ao PSB para disputar o Senado pela Bahia, divulgado ontem com exclusividade por estePolítica Livre e confirmado hoje pelo jornal A Tarde, pode ser comparado ao ingresso da ex-senadora Marina Silva no time do presidenciável Eduardo Campos.
Não custa lembrar que foi o próprio Eduardo que trabalhou pela adesão de Eliana, depois de tecer loas consideráveis ao legado e a tudo o que a ministra representa do ponto de vista dos valores republicanos numa rádio baiana, de olho na importância que o movimento terá para seu palanque eleitoral de candidato a presidente na Bahia.
Portanto, a entrada em campo da ministra terá estrondoso impacto, além de dar um ‘push’ considerável na candidatura ao governo da senadora Lídice da Mata, que será a fiel representante de Eduardo no Estado. Como bem observou hoje Ivan Carvalho, em sua coluna política na Tribuna [veja aqui], uma das primeiras consequências do ingresso de Eliana no jogo político já está traçada.
Diz respeito a uma discussão sobre a prudência da antecipação da escolha do candidato petista ao governo, prevista para o próximo dia 30. Será que faz sentido definir a candidatura e os demais cargos da chapa majoritária – a vice e o Senado – desconsiderando a tradição baiana de decidir temas que tais depois do Carnaval?
Embora uma incógnita do ponto de vista eleitoral e eleições majoritárias no Brasil, assim como na Bahia, sejam obra mais da estrutura política e partidária do que dos votos de opinião, não resta dúvida de que Eliana tem tudo para despertar apoio e energias contidas num considerável eleitorado difuso que não aguenta mais a classe de políticos profissionais.
Pode ser que não chegue a lugar algum, mas tem todos os elementos também para se transformar num fenômeno eleitoral. Portanto, disputar com ela a única vaga a que a Bahia tem direito nas eleições ao Senado em 2014 não é nada previsível, mesmo para lideranças de peso como o atual secretário estadual de infra-estrutura e vice-governador Otto Alencar (PSD), adepto da tese, ainda segundo Ivan Carvalho, desde antes do anúncio de Eliana, de que é temerária a escolha do candidato ao governo – como do restante da chapa governista – no dia 30.